Marketing digital para micro e pequenas empresas


Marketing digital para micro e pequenas empresas: como fazer?

Através deste artigo, saiba qual a importância de investir em marketing digital para micro e pequenas empresas; saiba também como fazer esse tipo de publicidade online

Uma dúvida recorrente entre os micros e pequenos empresários tem relação com o Marketing digital.

Algumas questões naturalmente surgem, como:

  • O marketing digital vale a pena? Funciona?
  • Vou recuperar o investimento?
  • Como fazer marketing digital de forma eficiente?
  • Como escolher uma agência de marketing digital?

Dúvidas como essas são extremamente naturais. Ainda sim, fique tranquilo, pois ao longo deste artigo buscaremos responder cada um desses questionamentos.

A importância do Marketing Digital para micro e pequenas empresas

Marketing digital para micro e pequenas empresas

Antes de falarmos efetivamente sobre o marketing digital para micro e pequenas empresas, é importante entender o porquê é tão essencial investir nesse tipo de publicidade na internet.

A primeira coisa que você deve saber é que mais da metade da população brasileira está conectada à internet.

Esse dado é uma excelente forma para compreender melhor por que as empresas devem investir em métodos para começar a aparecer na internet.

Vamos, então, partir da máxima que “as empresas devem estar onde o seu público está”.

Logo, se a maioria das pessoas está na internet, é justamente nesse lugar que as empresas devem estar. Simples, não é mesmo?

Agora que sabemos a importância de aparecer na internet, chegou a hora de descobrir qual a melhor forma para conseguir atingir esse objetivo.

Google e Facebook: aliados para micro e pequenas empresas

Tanto o Google como o Facebook são ferramentas importantes para quem busca realizar marketing digital para micro e pequenas empresas.

Isso se deve principalmente a um importante fato: ambas ferramentas possuem milhões de acessos diariamente.

Para micro e pequenas empresas isso é algo relevante, já que essa elevada quantidade de acessos representa uma oportunidade de crescer no mercado.

Estima-se que diariamente o Google tenha mais de 3.3 bilhões de buscas. Ao mês, esse número chega a mais de 100 bilhões.

O facebook possui mais de 2,3 bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, mais de 102 milhões de pessoas estão conectadas a maior rede social do planeta.

Esses números só mostram uma coisa: é no Google e no Facebook que as micro e pequenas empresas devem estar.

Estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas

Bom, ao realizar uma estratégia de marketing digital é preciso definir um objetivo. Para empresas de pequeno e até mesmo médio porte, o ideal é que o foco do trabalho esteja em vender.

Ou seja, ao realizar o marketing digital, a ideia é conseguir mais telefonemas, mais pedidos de orçamentos, gerar leads (clientes em potencial) etc.

Grandes empresas podem se dar o luxo de realizar estratégias focadas em fortalecimento de marca, por exemplo.

Mas, por conta da diferença de investimentos, torna-se mais adequado às empresas de pequeno e médio porte apostar no crescimento do número de vendas, a fim de conseguir crescer no cada vez mais competitivo mercado empresarial.

Dentre as estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas, destacam-se os seguintes serviços:

Lembrando que, como dissemos mais acima, essa estratégia de marketing digital para micro e pequenas empresas utilizando o Google e o Facebook, duas das maiores vitrines do mundo, tem como objetivo aumentar as vendas, através de orçamentos, telefonemas e geração de leads.

Conhecendo mais sobre os serviços de marketing digital através do Google

Caso você tenha curiosidade para conhecer mais os principais serviços de marketing digital utilizando o Google (SEO, Marketing de Conteúdo e Google Ads), fique tranquilo, pois faremos um breve resumo de cada um deles.

1) SEO para micro e pequenas empresas

Marketing digital para micro e pequenas empresas: como fazer?

O SEO, conhecido também como marketing de busca para internet, é um dos serviços de marketing de digital mais comuns nas empresas.

O intuito do SEO é realizar uma otimização no site das empresas, de modo a posicioná-lo nas primeiras páginas do Google.

Essa otimização é feita após algumas importantes etapas, como:

  • Atualização dos códigos do site;
  • Adequação do layout do site (se for preciso)
  • Escolha de palavras-chave relevantes para a empresa;
  • Criação de textos para cada palavra-chaves.

Essas são, basicamente, as etapas que compõem o trabalho do marketing de posicionamento pela busca orgânica do Google.

Portanto, podemos dizer que o objetivo do SEO é fazer com que boa parte das palavras-chaves selecionadas comecem a aparecer nas primeiras páginas do Google, através do conteúdo (textos) produzido.

Leia mais sobre SEO clicando aqui

2) Marketing de Conteúdo para micro e pequenas empresas

O marketing de conteúdo é um serviço digital quem tem como objetivo gerar valor à marca das empresas, utilizando o conteúdo de qualidade produzido como principal meio para atrair, converter, fechar e encantar clientes.

Esse conteúdo é produzido em formato de artigos, que são publicados no blog hospedado no site do seu negócio.

A ideia é fazer com que as empresas comecem a ser tidas como uma referência na internet, como uma fonte confiável de informação.

Portanto, o blog nada mais é que uma ferramenta importante para atrair pessoas e clientes em potencial, além de alimentar os meios de comunicação da empresa com conteúdo interessante e, claro, de qualidade.

Tudo isso, quando bem produzido, gera valor à marca das empresas, o que acaba refletindo em mais credibilidade e, consequentemente, mais vendas.

Leia mais sobre marketing de conteúdo clicando aqui

3) Google Ads para micro e pequenas empresas

Google Ads (ou link patrocinado) é um serviço cujo posicionamento na primeira página do Google acontece através de anúncios pagos.

Por se tratar de um trabalho em que as empresas pagam pelo serviço diretamente ao Google, naturalmente o posicionamento acontece de forma muito mais rápida, sobretudo se comparado ao Marketing de Conteúdo e SEO.

O que faz do link patrocinado uma excelente ferramenta é que, além do posicionamento rápido, os investimentos variam de acordo com as necessidades dos clientes.

Se você quiser investir, por exemplo, 300 reais no Google Ads, é plenamente possível. Caso queira realizar um investimento mais pesado, de 2 mil reais, também é possível.

Além dessa variação no investimento, o Google Ads funciona à base de resultados. Ou seja, todo valor investido resulta em cliques

Isto é, se não houver cliques, não há gastos.

Por esse motivo o Link patrocinado é tido por muitos como um serviço que atende as necessidades de empresas de todos os portes, pois pode-se investir quantias pequenas e grandes, ambas oferecendo um retorno interessantes.

Google e o marketing digital para micro e pequenas empresas

O Google vem sendo desde a popularização do marketing digital, por volta de 2009, um verdadeiro aliado das micro e pequenas empresas.

A principal razão para esse fenômeno está nos benefícios que o maior mecanismo de busca oferece.

Por exemplo, as empresas que aparecerem no Google terão mais visibilidade, alcance e credibilidade.

Como dissemos, por ser um dos sites mais acessados do mundo, as empresas que aparecerem no Google, sobretudo nas primeiras páginas, têm mais visibilidade, já que a marca delas será vista por centenas de pessoas.

Marketing digital para micro e pequenas empresasQuanto ao alcance, o Google é também um verdadeiro parceiro de negócios. Para micro e pequenas empresas que trabalham restritas a determinadas regiões e bairros, o Google oferece a possibilidade de conseguir um alcance muito maior.

Ou seja, as empresas podem ficar visíveis para toda uma cidade, para todo um estado.

Por exemplo: imagine que você tenha uma loja em um determinado bairro. Imagine ter pessoas de todo o estado, de várias cidades, pesquisando por um produto e encontrar no Google a sua loja como referência.

Esse é justamente um dos grandes diferenciais do Google: dar mais visibilidade e alcance às micro e pequenas empresas através do marketing digital.

Por fim, o Google também passa mais credibilidade às empresas que estão associadas ao maior mecanismo de busca do mundo.

Tenha sempre em mente que a internet é, ainda, um ambiente desconhecido para muitas pessoas. Logo, é normal que elas tenham certa desconfiança com empresas pouco conhecidos do público geral. Contudo, pelo fato do Google ser uma marca conhecida mundialmente, essas mesmas pessoas sentem-se mais à vontade para negociar com empresas que estão atreladas às primeiras páginas do Google.

Isto é, as empresas que aparecerem no Google, além de mais visibilidade e alcance, terão credibilidade junto às pessoas e clientes em potencial.

Percebe, agora, como fica mais fácil compreender por que o Google pode ser um importante aliado no marketing digital para micro e pequenas empresas.

Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Estratégias

1  – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Publico Alvo – Descubra quem é o seu cliente ideal

Antes de colocar a mão na massa, você que tem desde a uma grande até uma pequena empresa, precisa saber quem é o seu cliente ideal, publico-alvo, target, persona, são vários termos que usamos no marketing, mas a ideia é conhecer bem quem vai comprar de você, isso para que você consiga falar a língua dele, descobrir o que interessa para ele e como ele se comporta, com essas respostas respondidas, você consegue ter uma maior clareza quando for para as próximas fases da sua estratégia.

2 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Crie sua presença online

Quando você já conhece seu cliente ideal, chega a hora de atingir essas pessoas, nessa etapa da sua estratégia começa a presença digital das pequenas e medias empresas, nas redes sociais, no youtube, seu site, seu blog e Google, use essas ferramentas ao seu favor, crie conteúdo, faça anúncios, postagens nas redes sociais, vídeos para o youtube e assim por diante,  nesse momento você criar o seu tráfego.

 

3 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Fortaleça a sua marca na internet

Depois de conhecer o seu cliente e gerar tráfego relevante, seus leads começam a chegar, agora é hora de cuidar da sua marca, você pode investir no seu blog, criar bastante conteúdo, postagens na mídias sociais dando dicas por exemplo para a sua audiência, também pode investir em um vídeos institucional por exemplo, confira o da nossa agência:

 

 

Um vídeo institucional ajuda a sua empresa a mostrar seu espaço, seus colaboradores, suas ideias e etc.

 

4 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Tenha depoimentos reais dos seus clientes

Quando um visitante está considerando comprar de você, ele pode ter medo de se frustar, nesse caso o melhor caminho de conseguir um bom marketing digital para pequenas empresas é usar depoimentos dos seus clientes reais, pode ser uma avaliação no Google meu negócio, uma mensagem no whatsapp na sua empresa, ou até mesmo um vídeo de depoimento (esse é o que mais convence), quando o seu cliente vê um vídeo de depoimento real, ele consegue se imaginar sendo seu cliente e estando 100% satisfeito como case de sucesso que ele pode apreciar no vídeo, essa é exatamente a sensação que ajuda uma pessoa a tomar uma decisão mais segura. Veja alguns exemplos da nossa agência:

 

 

Com esse tipo de conteúdo você instiga o seu visitante a querer ser também um case de sucesso na sua empresa.

 

5 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Acompanhe o seu cliente com remarketing

Depois de tudo que já tratamos fica aqui uma super dica: use remarketing, sabemos que dificilmente alguém toma uma decisão na primeira interação com uma marca, precisamos ver mais vezes para lembrar, por isso, invista em quem já visitou sua pequena e média empresa, no marketing digital se perde muito dinheiro sem avaliar o remarketing,  vamos imaginar que seu site recebeu 10 mil visitantes nos últimos 30 dias, porém somente 30 convertem, o que houve com os outros 9970 visitantes? pode ser que não estava no seu melhor momento e deixou sua marca passar, por isso é inteligente aparecer mais vezes para essas pessoas, dessa forma você se da uma segunda chance de chamar a atenção dessa pessoa e isso pode ser exatamente o que faltou para que esse visitante se torne uma conversão, por isso nunca deixe de ter o remarketing na sua estratégia de marketing digital, principalmente se você for uma pequena ou média empresa.

 

6 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – automação de marketing digital

Outra parte importante do marketing digital que usamos na pequenas médias empresa é a automação de marketing digital, o que é isso?

basicamente criar mecanismos de relacionamento com o seu cliente ou contato, fazemos e-mails marketing baseados em interações,  por exemplo, se o seu contato pedir um orçamento, pode já receber um agradecimento automático, caso abra o e-mail, ganha uma pontuação pode receber um segundo e-mail falando mais sua empresa e assim vai, podemos criar vários tipos de gatilhos para inciar um fluxo de automação de acordo com o tipo de produto ou serviço que você oferece ao seu cliente o RD Station é uma ferramenta que ajuda nisso por exemplo, porém existem muitas no mercado, pesquise e escolha a que melhor se encaixa no seu caso e incie sua estratégia de automação no marketing digital.

Facebook e o Marketing Digital para micro e pequenas empresas

Assim como o Google, o facebook é também uma ferramenta extremamente importante dentro de uma estratégia eficiente de marketing digital para micro e pequenas empresas.

Como já abordamos ao longo deste artigo, o facebook é a maior rede social do mundo. No Brasil, mais da metade da população da está conectada a essa rede social.

Portanto, o facebook é, também, uma excelente forma de conseguir mais visibilidade, alcance e credibilidade.

A diferença do facebook para o Google é que estamos falando de uma estratégia um pouco diferente,  que aborda as pessoas onde elas passam muito tempo: na rede social.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, adepta das redes sociais, nada mais natural que investir em estratégias e serviços focados na adequação a esse novo perfil de clientes em potencial, que está sempre conectado à internet e às redes sociais.

Como escolher uma agência de marketing digital para micro e pequenas empresas?

O primeiro passo para ser bem sucedido em qualquer estratégia de marketing digital para micro e pequenas empresas é contar com o suporte de uma agência de marketing digital.

Somente esse auxílio profissional pode garantir resultados mais eficientes para as empresas. Então, conheça algumas dicas para escolher a agência ideal para o seu negócio.

Marketing digital para micro e pequenas empresas: como fazer?

1) Fique por dentro do trabalho realizado pela agência

Uma das melhores formas para saber se uma agência de marketing digital é de fato confiável e eficiente é conhecendo seu trabalho e portfólio.

Portanto, nessa etapa, é imprescindível que você busque informações a respeito do trabalho da agência. A dica é contatar os clientes dela, de modo a obter um feedback em relação o trabalho desenvolvido.

Quanto mais informações você conseguir, melhor será sua tomada de decisão.

2) Conheça a estrutura da agência

Outra importante dica é conhecer a estrutura física da agência de marketing digital que despertou seu interesse.

Portanto, não hesite,  fique à vontade para marcar uma reunião, agendar uma visita. Uma agência que de fato se importe com seus clientes e visitantes estará com certeza de braços abertos para recebê-los.

Além disso, conhecer a agência é uma maneira eficaz de saber como funciona a rotina, conhecer a equipe de funcionários, sentir o clima do ambiente de trabalho e muitos mais.

3) Peça uma consultoria

Solicitar uma consultoria (orçamento) é uma das principais formas para escolher a mais capacitada agência de marketing digital para micro e pequenas empresas. 

Através da consultoria, as empresas conhecem melhor as estratégias que a agência tem a oferecer para que os resultados comecem a aparecer.

Defini-se, também, os valores envolvidos na prestação de serviços; as metas; o tempo de contrato; quais serviços serão contratados e muitos mais.

A consultoria pode ser feita tanto a distancia como presencialmente. O importante é não deixar de fazer um orçamento.

 

 

 

10 comentários sobre “Marketing digital para micro e pequenas empresas”

  1. Nerivaldo disse:

    Ola gostei desse artigo acho ele muito relevante e me ajudou muito, e vou ver outros artigos.obrigado.

    1. Obrigado, Nerivaldo. Fique à vontade para ler nossos artigos. Esperamos sempre ajudar nossos visitantes!

  2. Rosario Dachs disse:

    Artigo muito bom. Eu acabei de localizar o seu website e gostaria de falar que de fato os seus artigos são ótimos. Até logo abraço.

  3. Informação valiosa. Para minha sorte que encontrei o seu site por sorte, e estou muito satisfeito com o que eu encontrei aqui. Felicidades abraço.

  4. Texto bacana. Eu acabei de encontrar o seu site e gostaria de falar que de fato os seus posts são sensacionais. Felicidades abraço.

  5. Fernando disse:

    Gostoi muito do seu artigo, parabéns pela iniciativa

  6. Fernando disse:

    Gostei do seu texto. Muito bom parabéns. Obrigado pelas dicas

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