O que é Hashtag e como usar ao seu favor


Atualmente, a Hashtag é um recurso famoso que domina as redes sociais e grande parte de seus usuários.

A Hashtag era utilizada apenas para categorizar os assuntos e encontrar quem falava do mesmo tema, mas hoje, também é considerada uma das melhores estratégias de marketing digital para atrair seguidores e gerar mais visibilidade para empresas.

É necessário aprender a usar as Hashtags de maneira correta para conseguir alcançar os melhores resultados em seu negócio.

Por isso, preparamos este artigo para você compreender melhor o que é Hashtag e como usar, além de passar algumas dicas especiais. Confira a seguir!

O que é Hashtag?

A Hashtag é uma palavra-chave inserida antes do símbolo da cerquilha (#), com o objetivo de categorizar os conteúdos nas redes sociais, como no Facebook, Instagram e Twitter.

A palavra Hashtag é a junção de dois termos em inglês: hash (significa jogo da velha) e tag (significa etiqueta). Etiqueta pelo fato de que todo o conteúdo está categorizado e organizado.

Os conteúdos dentro de uma Hashtag falam geralmente sobre o mesmo assunto, porém com diferentes informações e perspectivas de vários usuários.

Isso facilita quando queremos saber mais sobre algum tema, o que as pessoas estão comentando e ter diferentes pontos de vista.

Quando uma pessoa publica algo e adiciona hashtags, ela está contextualizando a sua publicação.

Além disso, a Hashtag é uma ótima estratégia para fazer pesquisas e medir os resultados do site de sua empresa em relação aos concorrentes, bem como encontrar temas relevantes para o seu Marketing de Conteúdo.

A Hashtag foi criada por Chris Messina em 2007 no Twitter. Mas a ideia só começou a pegar em 2009.

Em 2010, o Twitter deu início aos Trending Topics, que são os assuntos mais comentados, reunindo as 10 hashtags mais utilizadas no momento. A partir daí, as outras redes sociais começaram a usar a Hashtag.

Para que serve a Hashtag?

O uso da Hashtag, além de classificar e categorizar as postagens, também ajuda as empresas a atingirem um público cada vez maior e a gerar mais vendas.

Usar hashtags relacionadas com os seus produtos aumenta as chances de o público encontrar suas publicações pelas buscas nas redes sociais.

Além disso, é possível aumentar a visibilidade e reconhecimento de sua marca, ganhar novos seguidores e ter uma melhor interação com os interessados.

Vale ressaltar que, para cada rede social, a Hashtag tem uma finalidade diferente:

Twitter – o objetivo principal é a categorização de posts, principalmente de notícias atuais e assuntos relevantes do momento.

Instagram – é a criação de comunidades e descrições curtas dos conteúdos de fotos e vídeos. O próprio Instagram sugere algumas hashtags que acha mais relevantes de acordo com seu conteúdo e que poderiam ter mais impacto na rede.

Facebook – ainda não há uma definição para o seu uso e elas não são utilizadas com muita frequência na rede, pois alguns falam que as Hashtags podem reduzir o alcance das publicações. Porém, vale a pena saber como elas funcionam no Facebook.

Como usar a Hashtag?

Para criar uma Hashtag é muito simples, basta colocar o jogo da velha antes da palavra-chave escolhida.

Um detalhe muito importante é escrever tudo junto, pois as hashtags não podem ter espaços.

Nem todas as empresas sabem como usar as hashtags corretamente para atrair seguidores. Você não pode colocar qualquer palavra que esteja em alta.

É preciso criar um post relevante e de qualidade, usando uma Hashtag que esteja relacionado a ele.

Uma dica é apresentar novos produtos e serviços através das hashtags para aumentar o engajamento de sua página.

Confira abaixo outras dicas de como criar hashtags e usá-las a favor da sua estratégia:

Escolha as palavras ideais

A escolha da palavra certa pode ser um diferencial para sua publicação viralizar. O ideal é que seja uma palavra fácil de ler e memorizar.

Use palavras que estejam relacionadas ao seu tema e nicho de mercado, sendo assim, faça uma pesquisa daquelas mais utilizadas e que tem maior relevância e engajamento.

Não use Hashtags longas

Não use Hashtags longas, pois elas dificultam a leitura, diminuem a possibilidade do usuário pesquisar por longos termos e causam uma poluição visual.

Além disso, não coloque uma hashtag para cada palavra ou frase. Existe um limite máximo que você pode colocar numa postagem. O ideal é apostar de uma a três palavras.

Maiúscula na primeira letra

Letras em caixa alta nas hashtags facilitam a leitura e interpretação do usuário, principalmente quando tiver mais de uma palavra.

Use Hashtags de localização

Independente do tipo de empresa que você tem, é muito importante usar Hashtags de localização para atrair mais seguidores locais. Assim, os clientes que moram perto podem localizar seu negócio com mais facilidade.

Não adicione Hashtags depois de ter publicado

É importante adicionar todas as Hashtags antes de publicar ou compartilhar o seu conteúdo. Ao adicionar Hashtags depois de ter publicado, a publicação pode não aparecer em diferentes buscas.

Caso tenha se esquecido, recomendamos que adicione um novo comentário com as Hashtags que faltaram.

Aposte em Hashtags específicas e não apenas nas genéricas

Hashtags genéricas como #amor, #finaldesemana, #viagem podem ser utilizadas. Porém, o mais indicado é pensar em algo mais específico e relacionado ao seu negócio, para que as pessoas interessadas possam interagir com sua marca.

Quem usa palavras genéricas podem até gerar mais visibilidade nas publicações, mas não atraem novos seguidores e públicos.

Revise as Hashtags da concorrência

Pesquisar as Hashtags de seus concorrentes e de pessoas influentes do seu ramo pode ajudar a ter novas ideias e entender melhor como poderia estar usando com sua marca.

Use o buscador nas redes

No caso do Instagram, você pode escrever uma palavra que seja relevante para a sua empresa na barra de buscas de hashtags.

Ele vai mostrar uma lista com todas as hashtags relacionadas com essa palavra-chave, assim como número de publicações que estão etiquetadas na mesma.

Use ferramentas para ideias de Hashtags

Há algumas ferramentas que podem ajudar você na hora de pensar em uma Hashtag para o seu post.

O Hashtag Generator é uma delas. Ao procurar uma palavra-chave, ele te dá várias outras opções de hashtags similares e relacionadas com o termo.

Crie uma Hashtag própria

Criar uma Hashtag específica para o seu negócio ou marca pode somar significativamente aos seus esforços de marketing e promoção da sua empresa.

Além disso, você pode engajar seguidores a utilizarem sua Hashtag para promover um feed de imagens.

Confira a ortografia

Um erro na ortografia ou digitação de uma Hashtag pode torná-la praticamente inútil. Por isso, sempre fique atento, principalmente com palavras em outro idioma, que é mais fácil de errar.

Não polua sua legenda

Não polua sua publicação com Hashtags em excesso. Isso dificulta a leitura e o sentido dos termos, inviabilizando que o público a encontre.

Pesquise a Hashtag mais adequada para cada rede social

Podemos usar Hashtags em diferentes redes sociais, e também existem alguns detalhes que podem render resultados diferentes em cada uma delas.

Veja o que está sendo falado em cada uma das redes que for postar e verifique o que pode gerar mais visualizações em cada uma delas.

Procure a Hashtag que está rendendo mais postagens

Como vimos, não vale usar a Hashtag mais popular só para chamar a atenção, é preciso estar de acordo com os interesses de sua empresa.

Mas, a menos que você esteja promovendo algo novo, não vale a pena usar uma hashtag que ninguém esteja usando ou pesquisando ainda.

Tenha coerência

Ao inserir uma Hashtag, ela precisa fazer sentido com o seu conteúdo que será veiculado.

Não adianta escolher as mais usadas e não ter relação com sua marca, pois ao invés de promover seu trabalho de forma eficiente, você atrai o público errado.

Não use conteúdo impróprio

Ao utilizar Hashtags com conteúdos impróprios, como linguagem obscena explícita ou que possa prejudicar alguma pessoa, a rede faz um filtro e ela vai sofrer restrições.

Isso pode até prejudicar seu perfil na rede social.

Não use conteúdo enganoso

A utilização de Hashtags com conteúdos falsos, como sorteios e promoções, não só resulta na remoção da hashtag das redes como na punição do perfil responsável por ela.

Hashtags mais populares no Instagram em 2020 no mundo

O Instagram é a rede social em que as pessoas mais usam Hashtags. Confira:

  1. #love: 1,5 bilhão de publicações
  2. #instagood: 900 milhões de publicações
  3. #photooftheday: 490 milhões de publicações
  4. #tbt: 489 milhões de publicações
  5. #fashion: 476 milhões de publicações
  6. #beautiful: 456 milhões de publicações
  7. #happy: 422 milhões de publicações
  8. #like4like: 410 milhões de publicações
  9. #picoftheday: 374 milhões de publicações
  10. #art: 334 milhões de publicações

Hashtags mais populares do Instagram em 2020 no Brasil

  1. #tbt
  2. #love
  3. #brasil
  4. #amor
  5. #instagood

Agora que você já sabe o que é Hashtag e como usar para divulgação da sua marca nas redes sociais, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo e aumentar a visibilidade e alcance de sua empresa.

Insira Hashtags criativas em todas as suas postagens, que incentivem e engajem seus seguidores, como campanhas, promoções, sorteios, entre outros.

Para isso, pesquise as Hashtags que estão bombando e que estejam alinhadas com seu produto ou serviço.

Utilize também as Hashtags como estratégia de marketing para a criação de novos conteúdos e para atrair mais públicos.

E por mais que suas Hashtags não tenham dado o retorno esperado ainda, não desista! Continue utilizando e testando em mais postagens que uma hora vai funcionar.

 

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