O que é Infográfico, como fazer os mais criativos e exemplos


Você sabe o que é Infográfico e as vantagens que ele pode trazer para a página da sua empresa?

O Infográfico é um dos recursos visuais que mais faz sucesso entre os usuários, sendo considerado uma das estratégicas de Marketing Digital para chamar a atenção do público e passar conteúdos de forma rápida, clara e mais interessante.

Você quer aprender a criar um infográfico criativo para melhorar os resultados de suas vendas? Então, continue a leitura!

O que é um Infográfico?

Um Infográfico ou uma Infografia é uma representação visual de informações e dados. É uma coleção de imagens que fornece uma visão geral do assunto e que melhora a compreensão do leitor sobre ele.

Os Infográficos são recursos visuais criativos e envolventes, que chamam a nossa atenção para comunicar informações de maneira rápida e clara.

A palavra Infográfico é a junção das palavras “info”, que significa informação, e “gráfico”, que significa desenho, imagem, representação visual.

Eles podem utilizar tanto textos verbais, quanto não verbais, como ilustrações, pictogramas, imagens, ícones, entre outros.

Desde a pré-história, a Infografia já era usada para explicar conceitos, ideias e processos. É tanto que Leonardo Da Vinci utilizava Infográficos para esclarecer seus estudos e teorias em detalhes.

Porém, os Infográficos que conhecemos nos dias de hoje começaram a partir do século XVI. Com o avanço na tecnologia de impressão, o uso de imagens e fotografias em jornais acabou se tornando muito mais fácil.

Atualmente, os infográficos além de simplificar uma explicação, se tornaram um dos melhores recursos de mídia das empresas, que podem ser personalizados de acordo com a identidade visual e o público-alvo do negócio.

Os Infográficos estão muito presentes em diversos meios de comunicação, como jornais, livros, noticiários, sites, redes sociais, e-books, mapas, e muito mais.

Por que usar Infográficos?

Agora que você já sabe o que é Infográfico, saiba que esse recurso garante inúmeras vantagens, sendo de extrema importância para empresas de qualquer setor.

Afinal, posts com elementos visuais têm maior engajamento e poder de compartilhamento, o que aumenta o reconhecimento da marca e, consequentemente, melhora os resultados de vendas.

Segue abaixo algumas das razões para você adotar os Infográficos:

  • Facilita a compreensão da mensagem pelo usuário;
  • Aumenta a interação e engajamento dos usuários;
  • Resume uma postagem de blog ou textos longos;
  • Explica melhor um tema complexo;
  • São simples de serem feitos;
  • Melhora o posicionamento do seu site ou blog nas ferramentas de busca;
  • Aumenta o potencial de geração de Leads;
  • Reforça a identidade de sua marca;
  • São intuitivos e permitem uma leitura mais dinâmica;

Quais os tipos de Infográficos?

Com temos um grande número de mídias, os infográficos são adaptados para cada tipo de conteúdo para uma melhor transmissão da informação. Existem vários tipos, confira abaixo os mais usados:

Infográfico estático

Um Infográfico estático apresenta dados de várias pesquisas e fontes, ou seja, fortalece um argumento com dados relevantes.

Para isso, os dados precisam estar bem organizados para que você possa contar a história de forma clara, sem que fique confuso.

Apesar de o Infográfico estático possuir gráficos, imagens e ícones, sua maior parte é desenvolvida com informação textual.

Infográfico informativo

Os Infográficos informativos são ideais para comunicar um conceito novo ou dar uma visão geral de um determinado tópico.

Geralmente, ele é dividido em seções com cabeçalhos descritivos. Você pode optar por seguir uma ordem cronológica ou escolher um Layout circular.

Infográfico de comparação

É utilizado para comparar opções e tentar mostrar ao usuário a melhor escolha.

Normalmente, o Infográfico de comparação é divido no meio vertical ou horizontalmente, com uma opção de cada lado. Se quiser comparar mais de duas coisas é só dividir o Infográfico em várias colunas.

Assim, você pode fazer a comparação de um produto ou serviço e enfatizar a diferença entre os dois por meio de especificações e cores.

Infográfico hierárquico

O Infográfico hierárquico é usado para organizar as informações do maior para o menor grau, como um fluxograma organizacional de uma empresa, por exemplo.

Geralmente, para este tipo de infográfico são usados gráficos de pirâmide.

Infográfico de processo

O Infográfico de processo permite simplificar e esclarecer cada etapa de um processo.

Para ajudar a guiar o usuário para determinada direção, este modelo usa setas, linhas, ícones enumerados, entre outros. Além de utilizar cores diferentes para cada cabeçalho.

Infográfico de cronograma

Este tipo de Infográfico é a melhor maneira de contar uma história, destacando datas e eventos importantes. É como se fosse uma linha do tempo.

Ele ajuda a compreender melhor sobre um período de tempo, utilizando recursos visuais como linhas, ícones, fotos, etiquetas e cores, que podem mudar de acordo com a progressão do tempo.

Como fazer um Infográfico criativo?

Antes de começar a produzir o seu infográfico, você precisa saber por que e para quem produzir o material.

É necessário conhecer sua persona para criar um conteúdo rico, interessante e confiável, de acordo com a linguagem e estilo do seu público.

Além disso, por meio dessas informações você vai ter a ideia de qual infográfico escolher e onde ele será veiculado, ou seja, o tipo de mídia ideal.

Vale lembrar que é fundamental guardar as fontes de pesquisa para colocar no rodapé do Infográfico e passar mais credibilidade.

Após isso, crie um título e faça um esboço em pequenos blocos de texto. Defina o lugar onde cada informação se encaixará e faça variações até chegar num resultado que goste.

Crie seu Infográfico!

Você pode utilizar softwares de design gráfico ou ferramentas de edição gratuitas.

Layout: já existem modelos prontos, mas se quiser construir um novo, faça um layout intuitivo e que seja fácil de compreender.

Uso das cores: as cores são muito importantes para orientar a ordem de leitura, despertar a atenção e facilitar a compreensão do leitor. Busque também utilizar a paleta de cores de sua empresa para aumentar o reconhecimento da marca.

Tipografia: selecione uma fonte que garanta contraste e possua boa legibilidade.

Tamanho: o tamanho vai depender de onde o Infográfico será veiculado, por isso, fique atento aos mais utilizados em cada mídia.

Ilustração: escolha quais elementos visuais podem ajudar a compreensão do leitor, como ícones, fotografias, ilustrações vetoriais, entre outros.

Respiro: essa área são os espaços brancos ou sem elementos. Eles devem ter uma distância adequada de forma que o leitor capte as informações mais facilmente.

Agora você já sabe o que é Infográfico, para que serve e como criar o seu! Viu que não é preciso ser nenhum especialista para fazer um Infográfico criativo?

Saiba que este tipo de formato de conteúdo é uma estratégia de Marketing muito eficaz para aumentar o engajamento e gerar mais Leads para o sucesso de seu negócio.

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