O que é Persona, como criar uma Persona e para que serve


Toda empresa precisa conhecer seu público-alvo para desenvolver estratégias de Marketing Digital assertivas que alcancem as pessoas certas e que vão garantir os melhores resultados de conversão.

A criação de uma Persona é fundamental para entender quem são os seus clientes em potencial e os serviços e produtos que eles se interessam e procuram.

Não basta apenas ter informações gerais sobre o público, é preciso reunir características mais pessoas, como hábitos, valores, desejos, entre outros, para então oferecer o que ele realmente quer e necessita.

Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer profundamente os clientes é a chave para o sucesso.

Quer saber mais? Então fique com a gente e descubra também como criar uma Persona para o seu negócio!

O que é Persona?

Persona ou buyer persona, é um perfil fictício detalhado criado para representar o cliente ideal de uma empresa.

A Persona é uma personificação do público baseada em dados reais sobre características demográficas e comportamentais dos consumidores, bem como suas histórias pessoais, objetivos, desejos, preocupações, necessidades, motivações e desafios.

É um termo muito utilizado no Marketing e se popularizou com o Inbound Marketing, já que a Persona guia a criação de conteúdos e estratégias de Marketing Digital.

Elas são criadas para ajudar a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa para oferecer as soluções mais adequadas para seu problema ou necessidade.

Assim, também é possível fazer o levantamento de informações para criar conteúdos relevantes e segmentados, com linguagem apropriada para aquele público, a fim de chegar ao cliente certo e aumentar as conversões em vendas.

Qual a diferença entre Persona e Público-alvo?

Como os dois conceitos podem parecer sinônimos, é muito comum confundir o que é Persona com público-alvo. Porém, existem diferenças determinantes entre os termos.

As Personas são personagens fictícios criados com base em dados reais sobre os clientes.

Além de dados geográficos e sociodemográficos, as Personas têm características comportamentais e psicográficas reais, como hábitos, valores morais, gostos pessoais, personalidade, estilo de vida, entre outros. O que é extremamente importante para aproximar empresa e consumidor.

Já o público-alvo é mais abrangente e menos detalhado, é uma representação geral dos clientes que você quer alcançar e que pode se interessar por seus produtos e serviços.

Além disso, não fornece dados suficientes e precisos para desenvolver uma boa estratégia de Marketing.

Para definir o público-alvo é comum utilizarmos apenas critérios sociodemográficos, como educação, gênero, classe social, idade, nacionalidade, profissão e localização.

Por que as Personas são importantes?

A criação de uma Persona é de extrema importância para ajudar a empresa a conhecer melhor o seu público com maiores detalhes.

Uma Persona definida é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de Marketing eficientes e assertivas, que enviam a mensagem certa para as pessoas certas da melhor forma possível, aumentando as chances de conversão.

Sendo assim, enumeramos algumas vantagens que provam a importância de uma Persona:

  • Define o tipo de conteúdo ideal para alcançar seu objetivo;
  • Define a linguagem, o estilo e o tom desse conteúdo;
  • Desenha estratégias de Marketing mais direcionadas e efetivas;
  • Estabelece um plano de pautas para o Marketing de Conteúdo;
  • Segmenta anúncios e reduzir custos com campanhas;
  • Prevê fatores de influência e decisão de compra;
  • Conhece os canais de para aquisição e relacionamento com os clientes;
  • Garante Insights sobre tipos de abordagem, meios de comunicação, linguagem e periodicidade dos conteúdos, melhores redes sociais para anunciar, entre outros.

Como criar uma Persona para o seu negócio?

Para criar uma Persona é preciso realizar uma pesquisa aprofundada com base em dados sólidos.

Você pode criar formulários e questionários para colher informações sobre seus clientes ou usar perfis de pessoas que já consumiram seu produto para exemplificar sua Persona.

As entrevistas pessoais com os clientes são uma das ferramentas mais importantes para conhecer mais detalhes do seu público.

Vale lembrar que é possível criar mais de uma Persona dependendo da diversidade de seu público, mas é importante ter cuidado para não perder o foco das estratégias.

A ficha de uma persona deverá conter os seguintes dados:

  • Nome
  • Idade
  • Grau de escolaridade
  • Profissão
  • Renda média
  • Família (possui filhos? é casado, divorciado, viúvo ou solteiro? mora com os pais ou sozinho?)
  • Principais objetivos, desejos, medos e desafios
  • Por que tipo de assunto mais se interessa?
  • Onde costuma buscar informações sobre o tipo de produto que a sua empresa comercializa?
  • Redes sociais favoritas
  • Hobbies
  • Quem costuma influenciar suas decisões de compra?

Análise dos dados

Depois de reunir todas as informações colhidas, é preciso analisar e encontrar características em comum entre esses clientes, como problemas e desejos, ou seja, os mais citados entre os entrevistados.

Você também pode fazer divisões entre questões pessoais e profissionais, já que cada pessoa tem suas metas e sonhos.

A partir disso, é possível elaborar Personas que melhor representam o seu público-alvo e criar estratégias assertivas e direcionadas a pessoas específicas.

Agora que você já sabe o que é uma Persona, sua importância e como criar, é hora de colocar em prática todos esses conhecimentos.

Não deixe de aplicar essa estratégia nos seus negócios, afinal, criar uma Persona é fundamental para se identificar melhor com o público e garantir a solução que eles precisam e alcançar os melhores resultados.

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