O que é Portfólio: como criar, exemplos e como funciona


Um portfólio pode ser considerado uma seleção dos melhores trabalhos que você já desenvolveu, ou seja, é uma forma de se apresentar profissionalmente, garantindo uma vantagem competitiva.

É por isso que ter um portfólio é tão importante. Pode ter certeza de ele faz toda a diferença para conseguir boas oportunidades profissionais. Ele não só ajuda na divulgação, mas também na valorização do seu trabalho.

No entanto, o que pode parecer uma tarefa fácil nem sempre acaba sendo tão simples assim. É preciso ter cuidado ao fazer a seleção e colocar as informações certas para atingir seu objetivo.

Você sabe como criar um portfólio atraente para ter sucesso? Neste artigo, vamos mostrar o que é um portfólio, como ele funciona e ainda dar alguns exemplos para você se inspirar.

Continue a leitura e confira!

O que é um portfólio?

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, um portfólio significa um “dossiê ou documento com o registro individual de habilitações ou de experiências”.

Sendo assim, um portfólio é uma compilação de materiais ou trabalhos desenvolvidos por um profissional (ou empresa) que demonstra suas habilidades, competências, qualificações e experiências.

Porém, vale ressaltar que um portfólio não é a mesma coisa que um currículo. O currículo apenas menciona sua experiência, já um portfólio dá exemplos práticos.

Um portfólio pode ser usado para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos. É uma verdadeira amostra das suas habilidades.

Atualmente, ter um portfólio é essencial para um bom profissional, principalmente dos campos mais criativos, como escrita, web design, design gráfico, publicidade, fotografia ou audiovisual.

Além de demonstrar seu talento e capacidade, criar um portfólio ajuda você a se preparar melhor para uma apresentação.

Quais são os tipos de portfólio?

Antes de aprender como fazer um portfólio, vamos conhecer os dois tipos: o físico e o digital.  Saiba abaixo mais sobre cada um deles e veja qual tipo é o mais indicado em cada caso.

  • Físico (impresso)

O portfólio físico é o modelo mais tradicional, muitas vezes entregue junto ao currículo. Ele é mais indicado para profissionais que trabalham com mídias estatísticas, como texto e imagens.

Caso opte por esse modelo, invista em impressão e papel de qualidade, preferencialmente, no formato A3 ou A4, para causar um bom impacto.

No entanto, saiba que esse tipo de portfólio diminuiu bastante com o avanço da internet, devido ao custo envolvido e à maior praticidade oferecida pelo ambiente digital.

  • Digital (online)

O portfólio digital é o mais usado por oferecer mais recursos, como a possibilidade de incluir formatos como vídeos e áudios. É um modelo de portfólio mais personalizado e completo.

Atualmente, existem inúmeras plataformas gratuitas para você criar um portfólio.

Ou então, você pode começar fazendo em PDF mesmo, que é um formato adotado como padrão para diversos processos.

O portfólio conta com várias vantagens, como facilidade de compartilhamento, baixo custo e pode ser criado de forma simples no seu próprio computador.

Dependo do seu trabalho, se você for um designer ou redator, por exemplo, seu portfólio precisa ser digital.

Como fazer um portfólio?

Agora que você já sabe o que é um portfólio e conhece seus diferentes tipos e formatos, separamos algumas dicas especiais para você conseguir criar um portfólio incrível. Confira:  

Defina seu objetivo

O primeiro passo é definir o objetivo do seu portfólio, como uma vaga de trabalho em específico, por exemplo.

O objetivo vai servir como base para montar o material. Ele vai guiar todos os demais elementos, como o design, a tipografia, as informações e imagens que serão incluídas.

Escolha seus principais trabalhos

Agora é hora de fazer a seleção dos seus melhores trabalhos. Um portfólio deve ser objetivo, portanto, separe seus principais projetos e agrupe conforme o tipo de trabalho.

Você também pode criar uma espécie de linha do tempo ou colocar por ordem de importância, caso queira impactar logo de cara. O importante é ser crítico e entender o que o seu público busca.

A sugestão é escolher no mínimo 10 e não mais que 20 peças para não perder a atenção de quem está vendo.

Aposte na simplicidade

Tente manter seu portfólio o mais simples e objetivo possível, tanto nas imagens quanto nos textos. Use palavras fáceis, evitando frases e parágrafos grandes.

Por exemplo, os recrutadores recebem milhares de currículos e portfólios para as vagas e não ficam perdendo tempo procurando informações em uma plataforma carregada demais.

Uma dica é criar abas diferentes para separar as produções e outra com informações complementares e de contato.

Facilite a leitura e a navegação

Além de produzir um texto claro e objetivo, evite letras muito rebuscadas e faça o uso de uma fonte sóbria e que facilite ao máximo a leitura de seu avaliador.

Faça testes de combinações e escolha as opções legíveis e que casam bem com o layout em geral.  

Outra sugestão importante é separar o tipo de conteúdo produzido. Se você trabalha com multimídia, busque organizar categorias para cada formato: texto, imagem, áudio e vídeo.

Caso trabalhe com só uma forma de representação, encontre uma maneira de dividir suas produções. Pode ser por tema ou relevância, por exemplo.

Para fazer um portfólio online, tente se inspirar no modelo de navegação dos sites, em geral.
Quanto às imagens, o ideal é deixar uma com maior destaque e escolher outras menores para construir uma harmonia. Lembre-se também de trabalhar apenas com imagens de alta qualidade.

Exemplos de portfólios

Agora que você já sabe como fazer um portfólio do zero, vamos mostrar três exemplos que vão servir de inspiração para você começar.

Esse é talvez um dos portfólios mais criativos. Ele é bem desenhado e acima de tudo bastante interativo.

Robby é um designer que atua em diversas áreas.

E para mostrar todos os tipos de trabalhos que produz, ele fez do seu portfólio uma espécie de videogame. Assim, o usuário pode andar com o personagem pela página, navegando pelas várias categorias dos trabalhos do artista.

Este portfólio já concorreu a alguns prêmios.

É de um freelancer alemão que conseguiu juntar um excelente design da página a vários trabalhos super elegantes.

Este é um estúdio famoso, que já trabalhou com clientes como o Spotify, BBC ou Getty Images.

No seu portfólio eles têm todos os clientes organizados por tipos de projetos. Além da facilidade na navegação, o site deixa bem visível todo o trabalho realizado por estes profissionais.

Como vimos, o portfólio é uma forma de mostrar suas habilidades e seu nível profissional de maneira mais elaborada do que um currículo.

Dedique tempo e cuidado para criar um portfólio que demonstre sua evolução nas realizações.

Mantenha seu material sempre atualizado, com tudo de novo. Além disso, faça a divulgação de seu portfólio nas redes sociais para ter maior destaque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados