Psicologia das Cores: como usar no marketing da sua empresa


As cores fazem parte do planejamento de Marketing Digital de grandes empresas, isso por que elas têm um impacto direto nas emoções e comportamentos humanos.

Sendo assim, a Psicologia das Cores é uma estratégia fundamental para atrair clientes e transmitir a ideologia de um negócio, se tornando um fator definitivo na decisão de compra.

Quer saber como usar? Preparamos um artigo especial para mostrar como você pode usar a Psicologia das Cores para alcançar o reconhecimento e o sucesso. Continue a leitura!

O que é Psicologia das Cores?

A Psicologia das Cores é um estudo que revela como as cores afetam as sensações, emoções e sentidos humanos e, consequentemente, seus comportamentos.

Ela define o que cada cor gera nas pessoas e mostra a influência direta no estado físico e também mental de qualquer indivíduo.

Para tentar compreender um pouco melhor essa ciência, vamos voltar no tempo.

Em 1666, Isaac Newton descobriu as cores primárias com o prisma e, logo após, percebeu que a mistura dessas cores primárias geram as secundárias.

Essa descoberta influenciou o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe, que escreveu o livro Teoria das Cores em 1810. Segundo ele, a visão da cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção de cada pessoa.

Sendo assim, a Psicologia das Cores é usada como estratégia de Marketing para a transmissão de informações das marcas, de forma a influenciar na compra dos clientes.

Vários estudos já comprovaram que as informações visuais podem interferir no poder de decisão de compra de uma pessoa.

As cores afetam diretamente os sentidos, por isso é tão importante se atentar a cada detalhe na construção de uma identidade visual de uma empresa, bem como na criação de anúncios, que podem impactar de maneira positiva ou negativa.

Enquanto uma cor pode causar uma boa impressão de um negócio, a mesma pode ser uma péssima opção para outra de um ramo totalmente diferente. Desta forma, a Psicologia das Cores não é uma ciência exata e precisa, seus efeitos variam de pessoa para pessoa.

Por essa razão, também temos o Neuromarketing, que é uma estratégia que busca entender melhor os elementos persuasivos, como as cores, para alcançar um número maior de clientes.

Como usar a Psicologia das Cores no Marketing?

Como as cores afetam o cérebro e estimulam uma reação imediata, seja ela positiva ou negativa, as empresas de Marketing usam a Psicologia de Cores para garantir que sua aparência visual seja um fator definitivo na hora da compra.

O Marketing é persuasivo e sedutor, portanto, as cores de sua empresa devem ser usadas para afetar o emocional, comandar decisões e levar vantagem em relação aos concorrentes.

Aprender a usar as cores corretas é uma excelente estratégia para influenciar seus clientes corretamente.

Com a Psicologia das Cores sua marca cresce de maneira eficaz, atendendo os interesses e necessidades de seu público e fidelizando os consumidores.

 As cores e o reconhecimento da marca

Frequentemente somos bombardeados por uma série de propagandas. A escolha das cores certas ajuda a firmar a identidade visual de sua empresa e pode ser a garantia de que seu cliente reconhecerá sua marca em meio a tantas outras.

Através da Psicologia das Cores, também é possível transmitir os valores de seu negócio de forma dinâmica e clara, a fim de alcançar novos consumidores.

Entenda o significado das cores para o Marketing

Agora que você já aprendeu sobre a Psicologia das Cores, vamos explicar o conceito de cada cor e o que ela pode provocar no seu público.

Assim, ajudaremos a encontrar a cor ideal para sua marca, produto ou serviço visando alcançar os melhores resultados. Vamos lá?

Vermelho

O vermelho é uma cor estimulante e vibrante, sendo muitas vezes associado à paixão. É frequentemente usado na indústria de alimentos, pois sua simbologia remete ao apetite e fome.

Além disso, também é utilizado em campanhas de promoção, já que a cor chama a atenção e instiga as pessoas a comprarem. Isso porque o vermelho aumenta o sentido de urgência.

Vários testes científicos já comprovaram que a cor aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco e eleva o nível de energia.

Porém, o vermelho está ligado também a sensações negativas, como raiva, perigo e violência. Desta forma, é preciso ter cuidado ao escolher a cor para não confundir os clientes.

Laranja

O laranja é forte e vibrante, mas é uma cor mais leve e menos agressiva. É utilizado também em promoções e na indústria alimentícia.

É uma cor estimulante e energética, que desperta a criatividade e o desejo de ação do consumidor. Produtos infantis usam muito a cor laranja.

Geralmente essa cor é usada por marcas que querem retratar o espírito jovem, humor, alegria, confiança e proximidade.

Amarelo

A cor amarela remete também ao apetite quando usada com o vermelho. Separadamente, o amarelo é associado ao otimismo, concentração, esperança e positividade.

Muitas empresas fazem o uso dessa cor para mostrar certa transparência nos negócios com os clientes.

O amarelo está ligado à luz, e evoca sensações de acalma e desperta a criatividade. Porém, também significa cautela, sendo utilizado para alertas e para reforçar a ideia de precaução.

Verde

O verde transmite a sensação de saúde, harmonia e equilíbrio, além de tranquilidade.

É uma cor muito explorada em clínicas de saúde, produtos de limpeza e em ambientes corporativos, pois passa a ideia de coerência, responsabilidade e ponderação.

Trata-se de uma cor que inspira calma e faz referência ao meio ambiente, sendo muito utilizado por marcas que mostram respeito pela natureza e lutam por causas relacionadas.

Azul

O azul é uma cor que reforça a confiança dos clientes e passa a sensação de segurança.

É uma das cores mais usadas no Marketing e está relacionado ao sucesso.  Os tons mais escuros lidam com ideias de força, já os mais claros são associados à tranquilidade, paz e lealdade.

Como exemplo disso, você pode usar o azul no seu site e nas páginas de destino.

Roxo e Lilás

O roxo e lilás são cores que remetem a nobreza e a realeza, mas também a sabedoria e respeito.

São cores muito utilizadas em clínica estéticas, SPAs e negócios relacionados ao bem-estar.

Igual ao laranja, o roxo e lilás remetem à imaginação e criatividade.

Branco

A cor branca está ligada à pureza, tranquilidade e limpeza. É uma cor neutra que proporciona harmonia, criando a impressão de luminosidade.

O branco é muito utilizado em blogs e CTAs para garantir maior destaque. Além disso, passa a sensação de clareza e organização.

Preto

A cor preta está conectada aos conceitos de elegância, poder e força. Ela inspira modernidade e dinamismo.

O preto é muito utilizado em tipografias por ser muito mais legível.

Cinza

Os tons de cinza remetem às sensações de responsabilidade e profissionalismo. Por isso, combina com ambientes corporativos.

É utilizada para dar um ar de modernidade e inovação, sendo muito usada por empresas de tecnologia.

As cores têm um poder incrível. Elas são capazes de gerar emoções e inspirar ações.

Agora, você já sabe que esse conhecimento pode ser usado em muitas áreas, principalmente no Marketing, para aumentar as taxas de conversão e alcançar os melhores resultados.

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