Sorteio No Instagram: Como Fazer e Os Melhores Apps Para Usar


Você sabe como fazer sorteio no Instagram? Ou, melhor ainda, sabe a importância dessa ação para ajudar o seu negócio a crescer nas redes sociais?

O sorteio no instagram é uma forma de atrair e engajar o seu público-alvo, enriquecendo o valor da sua marca. Tendo tantas maneiras de estar em evidência, os usuários têm a tendência de preferir coisas que geram alguma vantagem em troca.

Desta forma, o sorteio no instagram gera movimentação na sua página e, consequentemente, garante uma maior visibilidade.  Além disso, esta é uma excelente forma de ganhar ainda mais seguidores.

No entanto, é necessário ficar de olho em algumas regras e boas práticas. Por isso, neste artigo vamos ensinar o passo a passo de como fazer um sorteio no instagram, bem como as melhores ferramentas que podem ajudar nessa estratégia.

Vamos nessa?

O que são sorteios no instagram?

Os sorteios no instagram são ofertas de produtos ou serviços de forma gratuita a um ou mais participantes.

É uma ação promocional válida por tempo limitado para divulgar uma marca na rede social. O sorteio é realizado por meio de um aplicativo.

Para concorrer aos sorteios do instagram, os participantes devem seguir ainda uma série de regras, que vão servir justamente para dar mais visibilidade à marca, como seguir o perfil da empresa, curtir uma publicação ou postar um comentário marcando um amigo, por exemplo. Isso vai depender das regras da ação promocional definidas pela marca.

Quais os benefícios dos sorteios no instagram?

O sorteio no instagram é uma ação promocional que garante inúmeras vantagens. Veja os principais deles:

Maior engajamento

A maioria dos sorteios no instagram exige que o seguidor interaja com a página da marca. Pode ser curtindo ou comentando em uma imagem específica, por exemplo.

Isso aumenta o engajamento e as interações com o perfil, pois algoritmo da plataforma entende que as publicações da marca são mais relevantes, fazendo com que elas apareçam no feed de mais pessoas.

Mais visibilidade

Outra forma bastante comum de fazer um sorteio no Instagram é pedir para que os seguidores marquem um ou mais amigos nos comentários de uma foto.

Com isso, sua publicação é vista por mais pessoas, aumentando a visibilidade da marca na rede e conquistando novos seguidores.

Melhor retorno sobre o investimento

Imagine que você invista R$500,00 em um prêmio para sortear.

Com o aumento da visibilidade obtida, são grandes as chances que você consiga fechar vendas que ultrapassam o valor desse investimento inicial.

Melhora o relacionamento com o público

Fazer um sorteio no instagram é uma forma de estreitar o relacionamento com os seus seguidores e presenteá-los.

Os sorteios são ações muito bem vistas pelos clientes e melhoram a sua percepção em relação à marca. Para isso, escolha um prêmio relevante e atrativo para que eles se sintam valorizados.

Alguns dos objetivos mais comuns ao realizar promoções e sorteios são:

  • Levar visitantes para um site ou blog (tráfego);
  • Aumentar o número de seguidores em um perfil no instagram;
  • Aumentar o alcance da marca;
  • Engajar os seguidores;
  • Divulgar um produto ou notícia;
  • Vender um produto ou serviço.

Como fazer sorteio no instagram?

Para fazer um sorteio de sucesso, é necessário planejá-lo com cuidado e definir alguns elementos antes de colocá-lo no ar. Confira:

Defina o objetivo do sorteio

Desde o início, saiba exatamente o que você quer atrair com essa premiação. Isso vai ajudar você a definir os próximos passos com muito mais clareza.

Entre os objetivos mais comuns de um sorteio, estão:

  • Aumentar o número de seguidores
  • Aumentar o tráfego (levar usuários do Instagram para seu site ou blog)
  • Aumentar o engajamento no seu perfil
  • Vender um produto ou serviço
  • Divulgar um produto ou uma novidade.

Escolha o prêmio para o sorteio

Antes de tudo, tenha em mente que uma premiação é um investimento. Sendo assim, ofereça um prêmio desejado e atrativo, por meio de uma parceria com outra marca ou algum produto ou serviço vendido na sua própria loja.

O indicado é que ele tenha uma relação direta com a sua área de negócios.

Desta forma, você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo para entender quais são seus desejos e hábitos para desenvolver uma estratégia direcionada e encontrar um prêmio imperdível.

Determine a quantidade de vencedores

Outro detalhe importante é o número de ganhadores. Uma ou mais pessoas podem ser premiadas em um único ou vários sorteios, mas não existe uma regra.

Porém, é importante avaliar se você terá condições de arcar com a premiação de muitos ganhadores.

No aplicativo escolhido para realizar o sorteio no instagram, você poderá optar pelo número de ganhadores ou definir se a mesma pessoa pode ser sorteada mais de uma vez, por exemplo.

Elabore as regras

Agora é hora de definir os critérios para a participação dos usuários. Dependendo do seu objetivo, você pode estabelecer apenas uma ou combinar várias delas, mas o importante é que sejam regras claras.

As táticas bastante comuns durante um sorteio no instagram são:

  • Seguir o perfil: é um formato muito utilizado, principalmente para conquistar novos seguidores. É essencial para aumentar o engajamento e o alcance das campanhas.
  • Curtir a postagem: a curtida é o método mais fácil para que as pessoas entrem no sorteio. Isso garante maior visibilidade da página, pois a quantidade de curtidas aumenta as chances de o post aparecer como recomendação para os amigos dos participantes.
  • Marcar amigos: é outra técnica que aumenta o número de seguidores e o alcance da marca na rede social. A cada marcação, o alcance do seu post multiplica, o que chama a atenção de mais pessoas para o seu conteúdo.
  • Post com hashtag: a hashtag é uma ferramenta importante para divulgação. Sendo assim, crie uma hashtag relacionada à sua marca e de fácil memorização. As hashtags também vão funcionar como palavras-chave que vão aproximar sua marca de qualquer pessoa que esteja procurando por aquele produto ou serviço no momento.

Crie a imagem “oficial” do seu sorteio

Nada como uma imagem bonita ou uma arte criativa para atrair os participantes, não é mesmo?

Sendo assim, se você não der a devida importância a essa etapa, é bem provável que a publicação passe batida.

Então, capriche em um design legal. Existem também vários bancos de imagens gratuitos que podem ajudar na escolha de uma imagem chamativa e original.

Faça a divulgação do sorteio

Antes de fazer a divulgação, crie uma imagem chamativa para sua ação oficial, elaborando uma arte atraente e que apresente o prêmio.

Hoje em dia, existem vários bancos de imagens gratuitos que podem ajudar na escolha de uma imagem para atrair os participantes.

Insira também uma legenda com as informações principais, documentando todas as regras, critérios e condições.

Não se esqueça de também definir uma data para que as regras comecem a valer e outra para o término da promoção.

Por fim, após o encerramento do prazo definido nas regras, é hora de analisar e divulgar os resultados do sorteio.

Divulgue na sua página quem foram os ganhadores e entre em contato com eles através de uma mensagem privada.

Pronto! Agora é só fazer a divulgação nas redes sociais, blog, site e e-mail marketing. Se quiser investir em uma segmentação precisa, aposte nos links patrocinados.

Os melhores apps para fazer sorteio no instagram

O sorteiogram pode ser utilizado facilmente usando apenas o URL da sua postagem. Basta inserir o link, usuário e e-mail na data do sorteio, além de definir os critérios para validar um participante.

Ele gera uma lista com todos os comentários, em que cada item recebe um número. Basta clicar em “sortear número”, e você terá o seu vencedor. Depois é só fazer um print do resultado e divulgar nas redes.

O AppTubs é uma ferramenta gratuita e fácil de usar. Você registra a conta do instagram na qual quer fazer o sorteio, escolhe a publicação da promoção e pronto! O aplicativo seleciona aleatoriamente um vencedor.

Ele ainda permite definir qual será o número de sorteados e se é possível sortear a mesma pessoa mais de uma vez.

É o app perfeito para quem quer realizar um sorteio entre todos que comentaram ou marcaram algum outro usuário no post.

O sorteador é diferente da maioria, pois ele não foi feito com a rede social em mente.

Ele funciona gerando um número entre um intervalo aleatório. Isso quer dizer que você precisa numerar manualmente todos os comentários do post da promoção. Em seguida, é só inserir a quantidade de comentários na ferramenta e clicar em “sortear agora”.

O site irá gerar um número aleatório que corresponde ao comentário vencedor. Você terá que acessar os comentários e verificar se o vencedor cumpriu os pré-requisitos para receber o prêmio.

Além dos números, você também pode fazer sorteio por nomes, o que facilita na hora de criar um sorteio no instagram.

Quais as regras para realizar esse tipo de ação? 

Também é preciso se atentar às especificações impostas pela própria rede social e também pelo governo federal. Confira a seguir!

Da marca

Para colocar um sorteio no ar, você precisa criar as regras da promoção. Elas devem estar claras e disponíveis ao público em um post específico.

Pedir um like na imagem e a marcação de um ou dois amigos costumam ser as práticas mais comuns, mas isso fica a critério do seu negócio e dos seus objetivos.

Se você quer aumentar a visibilidade do seu perfil, pedir que outras pessoas sejam marcadas pode ser o ideal, por exemplo. Além disso, é preciso especificar a validade da ação e quaisquer outros fatores que possam desclassificar os participantes.

Do Instagram

O Instagram tem um guia sobre como as marcas devem proceder ao realizar sorteios ou promoções na rede social.

Por exemplo, um dos principais conselhos é o de não encorajar seguidores a engajarem de forma inadequada.

A plataforma também se exime de qualquer responsabilidade na execução da promoção ou no fornecimento do prêmio. Além disso, ao realizar um sorteio no Instagram, você está concordando que ele não é promovido, patrocinado ou administrado pela empresa.

Do Governo Federal

Também é preciso se atentar às regras governamentais de distribuição de prêmios. Até 2018, essas ações eram fiscalizadas pela Caixa Econômica Federal. Mas agora essa responsabilidade passou ao Ministério da Fazenda. 

Para que o sorteio aconteça em conformidade com as leis, é preciso solicitar autorização no site da Sefel (Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria) e pagar uma taxa, onde o valor varia de acordo com o prêmio oferecido.

Ao fim da ação é preciso, ainda, prestar contas. O não cumprimento desses passos pode ocasionar em multas ou mesmo na perda da conta no Instagram, em caso de denúncia de concorrentes. 

Neste artigo, vimos que o sorteio no instagram é uma forma de promover sua página através de promoções criativas, sendo ideal para quem deseja ganhar mais seguidores, aumentar o engajamento do público e melhorar a percepção do público em relação à marca.

Portanto, faça sorteios no instagram e siga uma estratégia bem estruturada para gerar bons resultados. Além disso, fique atento às diretrizes do instagram para agir dentro das normas exigidas.

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