YouTube Live: o que é e como fazer uma transmissão ao vivo


Os canais no YouTube têm se tornado cada vez mais populares, principalmente com as transmissões ao vivo, o chamado Youtube Live.

O Youtube Live é um recurso que permite divulgar ideias, produtos, serviços, estilos de vida ou qualquer outro conteúdo em tempo real, como forma de interagir com seu público.

A plataforma YouTube Live vem se mostrando uma estratégia muito eficiente para aumentar o alcance, engajamento da audiência e a geração de leads.

Você quer aprender como fazer uma transmissão ao vivo no Youtube? Então, saiba que é extremamente simples.

Nest post, preparamos um guia rápido com o passo a passo e dicas sobre como fazer uma Live no YouTube através de qualquer dispositivo.

O que é YouTube Live?

O YouTube Live é uma ferramenta que possibilita transmissões em tempo real direcionados aos inscritos do seu canal.

Basta ter um dispositivo com conexão à internet e uma câmera para que qualquer usuário faça uma Live no YouTube.

A criação de conteúdo em vídeo é uma estratégia de marketing digital que tem um alto poder de alcance da marca, o que é fundamental para construir um relacionamento com sua audiência para aumentar o engajamento e gerar mais leads.

Através de uma Live, você é capaz de se aprofundar em um determinado assunto com mais facilidade para passar informações relevantes ao público, passando maior credibilidade.

Durante as transmissões, a plataforma disponibiliza uma caixa de comentários para os espectadores, que conseguem ter uma maior interação e envolvimento, o que permite que você se aproxime ainda mais dos clientes em potencial.

Como outra grande vantagem, você pode ganhar dinheiro fazendo transmissões ao vivo no YouTube. Através do recurso de monetização ativado é possível inserir anúncios durante a Live, e sempre que um usuário clicar nele, você ganhará uma pequena quantia.

Além disso, realizar uma Live no YouTube é uma tarefa de baixo custo e facilidade, pois não exige muitos conhecimentos técnicos e nem equipamentos caros. Não é preciso investir muito para atrair e engajar seguidores.

Vale lembrar que, as Lives podem ser abertas na mesma hora ou podem ser agendadas. Nesse último formato, dá para inserir todas as informações necessárias e, quando o dia e horário marcados chegarem, é só dar o play no vídeo.

Também é preciso respeitar todas as diretrizes da plataforma para que o seu canal não seja penalizado.

Como fazer Live no YouTube?

Independente do dispositivo que você vai utilizar para a transmissão ao vivo, é fundamental estar preparado para realizá-la sem problemas.

Primeiro, verifique se o seu canal não tem nenhuma restrição para realizar as transmissões ao vivo.

Logo após, ative a funcionalidade de transmissões. Para isso, acesse as ferramentas do Estúdio de Criação e clique na guia “Transmissão ao vivo”. Caso use um Smartphone, basta apenas criar uma transmissão ao vivo.

Um detalhe muito importante é que, para transmitir ao vivo em dispositivos móveis, seu canal precisa ter pelo menos mil inscritos. Se você tiver menos que isso, ainda pode fazer sua Live pelo computador e pela webcam.

Antes de começar, é essencial planejar com antecedência o conteúdo a ser apresentado. Procure elaborar um roteiro para não se perder durante o evento, definindo um tema sobre o qual tenha bastante afinidade e que seja de interesse da maioria de seus seguidores.

Outra dica é escolher as melhores datas e horários para a Live no YouTube, de acordo com os hábitos da audiência.

Não se esqueça de também montar um cenário que faça sentido para sua live e chame a atenção dos usuários.

Passo a passo para fazer uma Live no Youtube

O método para fazer uma live no YouTube em celulares, sejam iOS ou Android é essencialmente idêntico ao para desktop. Com tudo em ordem, agora vamos ao passo a passo:

  • Ao acessar o YouTube, clique no ícone de câmera no meu superior. Caso necessário, permita que o aplicativo acesse a câmera, o microfone e o armazenamento do aparelho.
  • No menu que aparecer embaixo, selecione a opção transmitir ao vivo.
  • Agora é preciso editar as configurações do seu vídeo, como título (escolha um atraente), câmera que será utilizada (traseira ou frontal), localização e privacidade (público, não listado ou privado). Selecionando mais opções, você também pode incluir uma descrição, ativar o bate-papo (onde os seguidores podem deixar mensagens em tempo real), programar uma data e horário para a transmissão e indicar se o stream possui promoção paga e ligar a monetização.
  • Clique em avançar e selecione uma miniatura para o vídeo. Se preferir pode tirar uma foto ou fazer o upload de uma imagem da galeria e usá-la como miniatura para a transmissão.
  • Toque em transmitir ao vivo e comece sua live! Não se esqueça de deixar o celular na horizontal.
  • Para encerrar a transmissão, basta clicar no X no canto superior direito e depois em OK.

O que fazer depois da transmissão ao vivo?

Depois de encerrar a transmissão, o seu vídeo será automaticamente postado no seu canal. Assim, mais pessoas terão acesso a ele.

Você também terá dados estatísticos e métricas sobre o desempenho do conteúdo, como duração da Live, quantidade de espectadores, tempo médio de exibição e número de novos inscritos, para que possa melhorar os resultados das próximas transmissões.

Esse relatório fica disponível para download de 48 horas a 72 horas após o fim da transmissão.

Pelo que deu para ver neste artigo, o Youtube Live é um recurso de uso simples, baixo custo e uma excelente estratégia para estimular o engajamento do seu público e gerar mais leads.

Utilize o YouTube Live para aproximar seus seguidores e aumentar o reconhecimento do seu perfil ou marca.

Planeje o conteúdo com cuidado para manter a interatividade e alcançar um número de seguidores cada vez maior.

Sendo assim, não desista nas primeiras Lives e continue melhorando para se destacar na rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados