Agência Sense Marketing digital Blog,Marketing Digital O que é Copywriting? Alguns métodos de escrita para você bombar suas vendas

O que é Copywriting? Alguns métodos de escrita para você bombar suas vendas


Escrever um texto com foco em conversões é uma boa forma de definir o que é copywriting, mas o conceito vai muito além.

Em outras palavras, é a técnica utilizada para “influenciar” o leitor a uma tomada de decisão, para que, ao final da ação, ele faça a compra de algum produto ou serviço.

O copywriter é um redator responsável por escrever textos que tem como objetivo vender algo para alguém. Um copywriter usar técnicas de copywriting para transformar textos normais em máquinas de conversão.

Neste artigo, vamos explicar o que é copywriting, como funciona o processo de copywriting e como ele pode aumentar consideravelmente suas chances de conversão.

Boa leitura!

O que é copywriting?

A palavra copywriting vem do inglês e não há tradução correspondente para ela.

Se você tentar a transposição na internet, vai encontrar por termos como “redação” ou “escrita”.

Portanto, copywriting pode ser definido como uma técnica de produção de textos ou redação que usa a escolha de palavras estratégicas para persuadir e convencer o leitor a praticar uma ação, seja ela continuar a leitura do artigo, fazer uma assinatura de newsletter ou comprar um produto.

O principal objetivo da escrita copywriting é sempre a conversão.

O conceito de o que é Copywriting é baseado na ideia de que a mente de todas as pessoas funciona de forma muito semelhante e possui os mesmos gatilhos mentais possíveis de serem acionados.

Ou seja, quando se fala em Copywriting é possível incentivar o consumo ou a interação, despertando desejos ou criando necessidades na cabeça do consumidor.

Como escrever um texto com técnicas de copywriting?

Embora existam orientações de como aplicar o copywriting, assim como em qualquer outra metodologia, o resultado depende de uma série de fatores.

Porém, selecionamos aqui dicas fundamentais para um copywriting que resulte nas conversões que tanto deseja:

Chame atenção

Após saber claramente quais são as características do seu público-alvo, comece com um título chamativo.

O grande desafio é prender a atenção do leitor até o final. Portanto, a cada nova frase, você precisa assegurar que o usuário não fuja para outra aba ou feche a janela de navegação.

Use verbos de ação

A mente humana é condicionada para se acostumar com ordens.

Boas técnicas de escrita da Copywriting fazem uso dos verbos de ação na hora de apelar a esse gatilho mental e induzir o leitor a realizar uma ação.

Portanto, uma das formas mais eficientes para induzir um consumidor a comprar é dizer “compre”, por exemplo.

Prove seus argumentos

Mesmo ativando os gatilhos mentais do seu leitor, ele ainda pode ficar desconfiado dos seus argumentos. Por isso, é importante provar tudo aquilo prometido dentro do texto com depoimentos de outros clientes atestando a qualidade seu serviço ou produto.

Provoque a necessidade e a urgência

Apele aos gatilhos mentais de sobrevivência e desperte no leitor necessidades urgentes.

No entanto, não seja exagerado, pois isso transforma o conteúdo em algo forçado e mecânico.

Estabeleça relações com o leitor

Ao produzir o texto, leve em conta assuntos em comum ou um ponto de interesse do público o qual você pode explorar.

Enfim, faça o leitor sentir que cada palavra do texto foi escrita especialmente pensando nele.

Aplique metáforas e comparações

Por meio delas, você pode ser capaz de transmitir ideias difíceis de formas simples e sucintas.

Trazer exemplos reais ao texto ou simular situações fictícias ajuda na compreensão e na própria identificação do usuário com seu texto.

Esse é um tipo de técnica que permite ao leitor comparar com a situação na qual se encontra no momento.

Aproveite o poder do Storytelling

Storytelling é a arte de contar histórias envolventes, de forma a convencer qualquer um a fazer qualquer coisa.

Essas técnicas de escrita de Copywriting quando aliadas ao storytelling têm a capacidade de cativar o público, conquistar a confiança e induzir a ação.

Portanto, aproveite os casos reais de sucesso do seu produto ou da sua empresa na hora de produzir o conteúdo.

Agora é hora de colocar essas dicas em prática ou contratar um copywriter capaz de melhorar a taxa de conversão com um discurso persuasivo.

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