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Saiba como definir o seu público-alvo

Saiba como definir o seu público-alvo

Uma das coisas mais importantes dentro de uma campanha de Marketing é saber com quem se está falando e com quem se deseja falar.

Para isso, é fundamental ter uma definição clara de qual o público-alvo para que tudo seja feito de um jeito muito mais correto e assertivo, trazendo mais eficiência para a sua campanha.

Mas, afinal, como fazer isso? O que de fato é um público-alvo e para que serve?

Neste artigo, você vai saber tudo o que precisa para melhorar a assertividade da sua campanha e parar de mirar no alvo errado. Boa leitura!

O que é público-alvo?

Classificar um grupo que esteja de acordo com as características adequadas para o consumo do seu produto, contratação do seu serviço ou ideais da sua marca é muito importante para direcionar as campanhas para o lugar certo.

O público-alvo nada mais é do que esse grupo de pessoas com características em comum para o qual a sua empresa deseja “se vender”.

Para definir quem faz parte desse grupo, é preciso pensar em quem tem afinidade com a marca e qual é o perfil geral dos seus clientes. Por exemplo, uma loja de brinquedos tem como público-alvo as crianças, enquanto uma loja de materiais de construção tem um perfil de clientes completamente diferente.

Considerar fatores como faixa etária, região, sexo e outros é necessário na hora de direcionar a divulgação dos seus projetos. Não adianta tentar alcançar ou agradar a todos, pois as chances de conquistar os clientes são bem menores quando não existe um alvo específico a ser atingido.

Com o público-alvo, é possível criar campanhas mais efetivas e estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes, com uma comunicação personalizada e adequada. Além disso, é muito mais provável ter resultados melhores e chegar a uma audiência qualificada para aproveitar melhor as oportunidades do mercado.

Dicas para definir seu público-alvo

Definir o público-alvo é diferente de criar uma persona, pois não é tão específico e não cria um personagem como cliente ideal. A ideia do público-alvo parte de segmentar a sua campanha para os potenciais clientes e pessoas que tenham um interesse pelo que sua empresa tem a oferecer.

Para fazer isso, é importante seguir alguns passos:

Pense no mercado antes de tudo

Um erro comum é não olhar para o mercado antes de começar algo. Na hora de criar algo, é preciso pensar se a necessidade deste item é real ou não. Se a resposta for não, talvez seja melhor partir para outra ideia.

Não que inovar seja uma coisa ruim, longe disso! Apenas é preciso entender como o mercado está e se existe uma procura do seu público para o que você pretende investir. Ter um “passe-livre” para inserir algo no mercado é essencial.

Tenha dados reais

Para que todo o entendimento seja feito corretamente e os direcionamentos sejam realmente efetivos, não abra mão de possuir dados verdadeiros. Tomar essa decisão com base em percepções ou suposições gerais faz com que as chances de chegar ao público que te interessa diminuam.

Sendo assim, analisar o que houver disponível quanto ao público do seu segmento ajuda muito a tomar decisões certas.

Conheça o seu produto

Além de conhecer o mercado, você precisa conhecer bem o que você mesmo tem disponível.

Seu produto e seu negócio são uma parte fundamental de todo esse processo, portanto, saiba bem o que está sendo oferecido, como ele se encaixa no cenário, quem vai precisar dele e por que ele é importante.

Gostou dessas dicas?

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