5 Motivos para sua empresa criar um blog corporativo


5 Motivos para sua empresa criar um blog corporativo

Através deste artigo, saiba como o blog corporativo pode ser útil para seu negócio 

O blog corporativo tornou-se cada vez mais comum no ambiente virtual das empresas, independentemente do porte ou segmento.

Essa é uma tendência muito forte no mercado atual, já que os blogs corporativos são conhecidos pelos inúmeros benefícios que oferecem às empresas e marcas adeptas dessa ferramenta.

Afinal, por que devo criar um blog corporativo?

O blog corporativo nada mais é que um canal comunicativo entre empresa e público (visitantes, leads, clientes).

Podemos dizer também que blog corporativo pode ser considerado um facilitador, atuando como uma espécie de intercessor, como um elo.

Para mostrar a importância do blog para as empresas, listamos 5 motivos para você criar um blog corporativo o quanto antes. Confira.

1) Atrai pessoas para o seu site

Uma das principais funções – se não a mais importante- do blog é atrair pessoas para o site da sua empresa.

5 Motivos para sua empresa criar um blog corporativoNesse caso, o blog atuaria como se fosse uma isca, atraindo as pessoas através do conteúdo de qualidade apresentado nos artigos e posts.

O que seria esse conteúdo de qualidade?

O conteúdo de qualidade utilizado para atrair as pessoas não se resume apenas a textos bons.

Um conteúdo de qualidade deve invariavelmente seguir algumas métricas importantes, de modo a torná-lo mais eficiente e agradável de ler.

Confira algumas métricas essenciais para fazer do seu blog uma máquina de atrair pessoas:

  • Textos com coesão e coerência;
  • Leitura leve (evite textos maçantes);
  • Ilustre o texto com fotos ou vídeos;
  • Aborde temas relevantes para seu público-alvo (persona).

Seguindo os quatro pilares acima, com certeza você terá maiores chances de oferecer um conteúdo com mais qualidade para o seu público-alvo.

2) Gera valor à marca da sua empresa

Outro benefício que os blogs corporativos oferecem às empresas é a valorização da marca.

Em outras palavras, as empresas que utilizam o blog como uma ferramenta de comunicação estão gerando valor à marca dos seus respectivos negócios.

5 Motivos para sua empresa criar um blog corporativo

Como acontece essa geração de valor à marca?

O conteúdo de qualidade criado no blog passa confiança e credibilidade às empresas.

Isso acontece porque os visitantes do blog começam ter a marca da empresa como uma fonte confiável de informação, através dos artigos postados, principalmente.

Uma vez que o blog abrange um público diversificado (pessoas que procuram por dicas, dúvidas, soluções, sintomas etc), aumenta-se a quantidade de pessoas que têm a empresa como uma fonte confiável.

Logo, isso gera mais credibilidade e confiança junto ao público-alvo/visitante, o que acaba gerando, consequentemente, valor à marca da empresa dona do blog corporativo.

3) Venda indireta

O blog, quando utilizado como uma ferramenta importante dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, é muito importante para gerar vendas indiretas.

O marketing de conteúdo, para quem não sabe, é um serviço onde o blog é o principal meio para que as vendas indiretas aconteçam.

Essa venda, claro, só poderá ser concretizada uma vez que todas as métricas do marketing de conteúdo sejam respeitas.

Por exemplo, dentro do marketing de conteúdo, além do blog em si, é preciso contar com mais ferramentas para que a venda indireta aconteça de forma mais eficiente, como o botão CTA (call to action), landing pages, “linkagem” interna e muito mais.

Por esse motivo, o blog é tão fundamental dentro de uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo, com o objetivo de gerar leads e, claro, aumentar as vendas, mesmo que indiretamente.

4) Fidelização de clientes

Outro excelente benefício que os blogs corporativos oferecem tem relação com a fidelização de clientes.

Esse processo acontece de forma bem simples, vejamos como.

Quando uma pessoa compra um produto ou contrata um serviço de uma empresa, ela se torna um cliente.

5 Motivos para sua empresa criar um blog corporativo

À medida que as empresas geram clientes, torna-se primordial mantê-los na clientela. E uma das formas para fazer isso de forma eficaz é com o blog. O conteúdo publicado serve perfeitamente para manter a marca das empresas sempre presente no dia a dia dos clientes.

Além disso, o conteúdo de qualidade publicado no blog corporativo estimula os clientes, seja sanando dúvidas, oferecendo dicas ou propondo soluções.

Isto é, através desses estímulos, a empresa está fortalecendo a marca junto aos clientes, alimentando-os com conteúdo de valor e interessante.

Esse processo, como já dissemos, gera valor à marca, passa credibilidade e também confiança. Tudo isso junto faz com que os clientes sintam-se mais tranquilos para comprar novamente ou manter a prestação de serviço por mais tempo.

5) Mais visibilidade e alcance

Sim, o blog oferece mais visibilidade e alcance para as empresas, e isso acontece de diversas formas, destacando-se duas: Google e redes sociais.

Quando se cria um blog, a tendência é que, conforme os artigos são postados, o conteúdo comece a aparecer nas primeiras páginas do Google.

Uma vez que os artigos conseguem alcançar boas posições no maior mecanismo de busca do mundo, a consequência será um aumento massivo no tráfego do blog, gerando, assim, mais visibilidade e alcance para a marca das empresas.

Além do Google, os blogs corporativos podem dar mais visibilidade e alcance através das redes sociais.

Quando as empresas compartilham em suas páginas o conteúdo publicado, naturalmente a marca terá mais visibilidade, sobretudo quando há muitos seguidores.

Além disso, caso você queira aumentar ainda mais o alcance da sua marca através do blog, pode-se impulsionar as publicações para um público ainda maior, sobretudo no facebook e Instagram, com a ajuda de anúncios pagos.

 

 

 

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