Marketing de Conteúdo: conheça o mais novo guia definitivo
O marketing digital tornou-se um aliado para todas as empresas que buscam engajamento e crescimento na internet. Afinal, estamos falando de um ambiente fértil, perfeito paras as empresas crescerem.
Dentro do mercado empresarial, os profissionais trabalham sempre com uma certeza: a internet é uma ferramenta que não pode ser desprezada por um empresário, seja ele um micro empreendedor ou CEO de uma multinacional. Sobretudo porque o mercado digital comporta os dois opostos e os auxiliam da mesma forma na busca por clientes.
O marketing de conteúdo é apenas uma das estratégias que englobam o mercado digital. Contudo, apresenta resultados expressivos e que a curto, médio e longo prazo podem representar o sucesso no cada vez mais disputado mercado empresarial.
O que é Marketing de Conteúdo?
O marketing de Conteúdo é uma das mais revolucionárias ferramentas para atrair, converter, fechar e fidelizar clientes em todo mundo, utilizando a internet como principal aliada na busca pelo sucesso profissional.
Basicamente, o marketing de conteúdo é uma das formas mais eficazes do mercado para conseguir clientes.
Como é feito? Explicamos.
O marketing de conteúdo utiliza o blog como meio fundamental para aumentar o tráfego do seu site, converter visitantes em leads e alimentar sua rede de clientes com conteúdo relevante.
Através dos artigos colocados no blog, sua empresa se comunica com distintos perfis de clientes e visitantes. E vai além, pois aborda-os em diferentes estágios dentro da jornada do comprador.
Antes de nos aprofundarmos mais no marketing de conteúdo, é essencial entender o que são os perfis dos visitantes e clientes, assim como compreender o conceito da jornada do comprador.
Perfis de visitantes no Marketing de Conteúdo
O blog da sua empresa tem como objetivo se comunicar com vários tipos de visitantes. Com isso, há necessidade de adaptar-se às distintas demandas desses visitantes.
Conheça quem pode estar lendo um artigo do seu blog:
- Um visitante, que ainda não é um cliente da sua empresa.
- Pode ser também um lead, que não é ainda um cliente, mas tem interesse no conteúdo apresentado.
- Ou pode ser também um cliente da sua empresa, que busca mais informações.
Isto é, o conteúdo do seu blog deve atingir visitante, leads e clientes.
Jornada do comprador no Marketing de Conteúdo
A jornada do comprador é o estágio em que o visitante do seu blog está localizado.
Existem três fases dentro da jornada: conhecimento (problema), também conhecido como fase de consciência; consideração (solução) e decisão (venda).
Para entender melhor a jornada do comprador, explicares cada uma das três etapas e sua importância dentro do Marketing de Conteúdo.
Conhecimento: O visitante do seu blog enfrenta sintomas de uma oportunidade ou problema. Isto é, ele reconheceu um sintoma e busca saber o que isso significa.
Para melhor compreensão, vamos contextualizar. Por exemplo, se você sente febre, dor de garganta e náusea, você buscará entender o que esses sintomas indicam.
Na fase de conhecimento, é justamente isso que o visitante busca: entender sua situação.
Consideração: É quando o visitante definiu claramente seu problema e deu nome a ele. Ou seja, nessa etapa da jornada do comprador, o visitante está comprometido a pesquisar e compreender todas as abordagens e métodos para resolver o problema definido.
Vamos a outro exemplo. Uma vez que você identificou os sintomas apresentados na fase de conhecimento, a próxima etapa é buscar um tratamento. Ou seja, tomar uma decisão.
Decisão Nessa etapa da jornada do comprador o visitante já decidiu sua estratégia, método ou abordagem para a solução criada na fase de consideração.
Contextualizaremos novamente a situação.
Agora que você identificou os sintomas e também já encontrou a solução, chegou a hora de buscar um tratamento. É justamente isso que o visitante busca durante a fase de decisão.
Utilize a jornada do comprador em seu favor
A jornada do comprador serve para compreender o estado do seu visitante, de modo a entregar um conteúdo mais preciso. Com isso, suas chances de sucesso no marketing de conteúdo crescem.
Vamos resumir a jornada de comprador a um exemplo simples.
Se a sua empresa identificou um falta de investimento no marketing digital, você está na fase de conhecimento.
Após isso, provavelmente sua empresa buscará por serviços que atendam essa necessidade, que é a fase de consideração.
Logo após encontrar serviços para suprir a carência em marketing digital, sua empresa procurará uma agência para realizar esse trabalho, que representa a fase de decisão.
Percebe como funciona a Jornada do comprador e sua importância para a realização de uma comunicação eficiente? Por isso é importante produzir conteúdo para atingir visitantes em cada uma das etapas da jornada do comprador.
Diferencie-se com o Marketing de Conteúdo
Antes do advento da internet, as empresas disputavam por espaço. Seja com outdoors, banners ou panfletagens.
Com a era do marketing digital batendo às portas, disputa-se a atenção das pessoas/visitantes. É justamente com esse intuito que o Marketing de conteúdo surgiu e cresceu no âmbito empresarial.
O marketing de conteúdo é sobre agradar seu público, apresentando um material relevante e útil (artigo).
Ou seja: o marketing de conteúdo é um tipo de marketing agradável, que as pessoas gostam e aceitam com muito mais facilidade.
O intuito é ser encontrado pelo seu público-alvo (ou buyers persona), através de artigos relevantes.
Com isso, sua empresa se torna uma fonte confiável de informação. Além disso, torna-se mais fácil o processo de atração, conversão, fechamento e encantamento, que compõem os quatro pilares do marketing de conteúdo.
Michelin e o guia turístico
A Michelin, famosa marca de pneus, adotou em 1900 um guia turístico, com recomendações dos melhores restaurantes e hotéis de diversas regiões da Europa.
Talvez, neste momento uma pergunta tenha vindo à mente: por que uma fabricante de pneu investiria na criação de um guia turístico e gastronômico?
A resposta é simples: marketing de conteúdo.
Investir em um guia desse tipo era, à época, uma ideia inovadora. O intuito da Michelin era ser tida como uma fonte confiável de informação, mesmo que fosse relativamente fora da área de atuação.
O intuito do guia era estimular as pessoas a viajarem para outros lugares, conhecer novos restaurantes e hotéis.
Através das viagens, as pessoas teriam, claro, um desgaste natural nos pneus dos veículos.
Consequentemente, devido às viagens surge a necessidade de repor os pneus desgastados.
Agora, em sua opinião, qual empresa as pessoas pensavam logo de cara quando fossem comprar um pneu novo?
Sim, a Michelin.
Não à toa, esse é um dos cases de maior sucesso de marketing de conteúdo, que inclusive está em vigor até hoje.
A diferença do guia da Michelin para o trabalho realizado atualmente é que a agência de marketing digital realizará um marketing de conteúdo voltado ao público da internet.
Justamente por essa razão os clientes têm preferência pelo Marketing de Conteúdo, muitas vezes o carro-chefe das agências de marketing digital.
Conheça os quatro pilares do Marketing de Conteúdo
Atração: transformar estranhos em visitantes ao atraí-los para o seu blog. A melhores ferramentas para atingir esse resultado são: blog, otimização de site (SEO) e mídias sociais.
Converter: transformar visitantes em leads (leads são visitantes interessados no que você tem a oferece, porém ainda não são clientes de fato). Nessa etapa, busque informações sobre seus clientes.
Calls to actios (botões que induzem o cliente à uma ação, como “faça um orçamento”, “peça uma consultoria”, “baixe o e-book” e afins) e Landing Pages (páginas voltadas ao preenchimento de dados, como um orçamento) são ótimas maneiras de converter clientes em leads.
Fechamento: o intuito dessa etapa é transformar leads em clientes.Email marketing e blog são ferramentas importantes durante o processo de fechamento.
Encantamento: consiste em encantar sua base de clientes, de modo a transformá-los em promotores felizes. Promotores (propagadores da sua marca) criam uma rede, falando bem do seu serviço ou produto para estranhos. Isso gera uma marketing natural e uma associação positiva à sua marca. Geralmente, utiliza-se o blog para encantar os clientes.
Escolha o marketing de conteúdo
Após ler esse guia sobre o marketing de conteúdo, você e sua empresa estão prontos para adotar essa ferramenta como uma aliada para se destacar dos demais e alcançar os resultados esperados.
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