Como fazer uma empresa crescer rápido

Como fazer uma empresa crescer rápido

Através deste artigo, saiba como fazer uma empresa crescer rápido; confira as melhores estratégias para o seu negócio ser bem-sucedido

O sonho de abrir uma empresa, quando enfim sai do papel, é um verdadeiro motivo de alegria. Afinal, ser dono do próprio negócio significa ter autonomia de crescer e ser bem-sucedido no mercado, dependendo quase que apenas de si.

Contudo, inúmeros empresários acabam encontrando dificuldades para conseguir crescer. Os motivos são muitos, podendo de ir desde a falta de planejamento até a ausência de estratégias de marketing eficientes.

Por isso, com o objetivo de ajudar os empresários, listamos algumas importantes dicas de como fazer uma empresa crescer rápido.

1) Crie um ambiente criativo e unido

Empresas que buscam crescer rápido devem sempre ter em mente que a equipe de colaboradores é um importante aliado.

Como fazer uma empresa crescer rápido

Jamais crie um ambiente em que você, o dono da empresa ou sócio, é o “rei” supremo e os demais são “inferiores”.

A humildade é sempre um fator importante, que contribui efetivamente para o crescimento de quaisquer negócios, independentemente do porte ou segmento.

A dica, então, é estabelecer um ambiente saudável e leve na empresa, que estimule as ideias e a criatividade dos colaboradores.

Limitar sua equipe é um exemplo do que NÃO fazer.

Ideias, sugestões e liberdade criativa são fatores importantes para as empresas que querem crescer de forma mais rápida.

Às vezes, por exemplo, um dos colaboradores pode sugerir uma mudança que otimizaria o tempo de trabalho, de modo a torná-lo mais produtivo.

Em casos como esse, valorize as ideias que agregam algo positivo à empresa, agradeça as sugestões feitas, ande sempre em conjunto com sua equipe.

Então, se você busca de fato se posicionar como uma marca forte no mercado, o primeiro passo é sempre a humildade, os “pés no chão”, contando sempre com uma equipe motivada e com mais liberdade opinativa e criativa.

2) Cuide das finanças

Um dos males que mais assombram os negócios, sobretudo as micro e pequenas empresas, tem relação com a parte financeira.

Todo o cuidado é pouco quando falamos de dinheiro, de caixa, do ativo. Portanto, a sugestão para fazer sua empresa crescer rápido é a cautela.

Como fazer uma empresa crescer rápidoQuando você perceber que a empresa está bem financeiramente, não faça loucuras. Não ache que tudo está bem e agora está liberado gastar mais. Agir com tranquilidade e sobriedade é extremamente importante.

Em momentos bons, busque investir na própria empresa para que, eventualmente um dia, ela possa andar com as próprias pernas. Além disso, economizar o dinheiro extra que entrou é importante para manter o caixa da empresa sempre saudável.

Esbanjar suas conquistas é sempre agradável. Contudo, somente o faça dentro da sua realidade financeira. Nada de loucuras sem antes ter a certeza absoluta de que tudo está financeiramente seguro.

Momentos ruins existem para toda e qualquer empresa. Prova disso é a Editora Abril, empresa renomada no mercado brasileiro, que sofreu com uma grave crise financeira, culminando na  demissão de mais de 600 colaboradores.

Se as crises existem para empresas gigantes, imagine para micro e pequenas empresas que buscam se estabelecer no mercado.

Outra importante dica é contar com o suporte de um contador. Esse suporte profissional auxilia a controlar melhor os gastos, como salário, multas de rescisão, 13º salário, FGTS, férias e muito mais.

Sabemos que manter um negócio próprio é sempre prazeroso, mas as responsabilidades são elevadas.

Então, se você buscar saber como fazer uma empresa crescer rápido, cuidar da parte financeira, agindo sempre com cautela, é uma valiosa dica.

3) Invista no marketing do seu negócio

Se sua empresa não é vista, ela não é lembrada.

Essa máxima existe e deve sempre ser levada em consideração pelos empregadores, já que parte do crescimento de qualquer negócio tem relação com a forma como a divulgação da empresa acontece.

Os clientes, muitas vezes, precisam do que você tem a oferecer, seja um produto ou um serviço. Entretanto, se você não estiver visível para eles, fica mais difícil conseguir atrai-los, não é mesmo.

Nesta década, principalmente, uma das formas mais eficientes de fazer uma empresa crescer rápido está ligada ao marketing digital.

Com as pessoas cada vez mais conectadas à internet, as empresas encontraram uma oportunidade para crescer ainda mais no mercado.

Afinal, a estratégia é simples: estar visível para as pessoas onde elas passam mais tempo…na internet.

O diferencial do marketing digital para o marketing tradicional tem relação com a forma como as empresas são encontradas.

Na publicidade tradicional, as empresas vão atrás de clientes. Ou seja, briga-se por atenção a todo custo.

No marketing digital acontece justamente o contrário: as pessoas vão até a sua empresa, o que facilita na hora de conseguir mais clientes, culminando em um crescimento mais acelerado.

Atualmente, existem duas importantes plataformas de divulgação, que oferecem resultados concretos: o Google e o facebook.

Ambos estão presentes no dia a dia de milhares de pessoas no mundo e principalmente no Brasil.

Portanto, essa visibilidade deve ser canalizada de forma positiva pelas empresas que buscam crescer mais rápido no cada vez mais competitivo mercado empresarial.

Aproveite e leia nosso artigo  sobre marketing digital para micro e pequenas empresas e saiba como o Google e o facebook podem impulsionar as vendas do seu negócio.

4) Diferencie-se dos demais

Ser mais do mesmo não ajuda muito. Por isso, sempre que possível, ofereça condições especiais aos seus clientes e futuros clientes.

O diferencial pode estar nas pequenas coisas: na forma como a empresa se comunica, em um serviço, no atendimento.

O importante é fazer com que as pessoas tenham a sua marca como algo novo, fresco e contemporâneo.

Por exemplo: o cliente pede por algo simples e encontra como resposta que ele será cobrado por essa pequena alteração.

Isso é algo MUITO ruim para a marca do seu negócio. Agradar sua gama de clientes é uma forma de se destacar dos demais.

Lembre-se que da mesma maneira que eles precisam do seu negócio, você precisa deles também.

5) Tenha um identidade visual forte

Como fazer uma empresa crescer rápidoToda e qualquer empresa necessita de uma identidade visual forte para que os resultados comecem a aparecer. Logo, faz-se necessário ter um logotipo, um slogan, usar cores que possam representar sua marca.

A identidade visual do seu negócio é uma forma ótima de conseguir estabelecer uma relação visual com seus clientes/visitantes. Essa padronização tende a criar uma associação espontânea nas pessoas.

Ou seja, sempre que a pessoa perceber um determinado padrão de cores e ver o logo da sua empresa, ela saberá que se trata da sua empresa.

6) Capacite sua equipe

Profissionais renomados e extremamente gabaritados geram custos elevados às empresas. Pensando nisso, uma opção ótima é capacitar sua equipe.

Às vezes, para os empregadores é mais viável investir nos colaboradores atuais, no lugar de contratar novos, mais experientes e renomados profissionais.

Essa é uma dica que faz com que o caixa da empresa permaneça saudável, à medida que o negócio só tem a ganhar, com um profissional mais capacitado e qualificado para o trabalho.

7) Analise a concorrência

Uma ótima forma de crescer enquanto empresa é analisar friamente a concorrência.

Não, não é anti-ético analisar a concorrência. Afinal, trata-se de uma estratégia eficiente de mercado, que tem como objetivo entender a demanda do mercado, de modo a diferenciar-se dos demais.

Por exemplo: se a concorrência, em média, oferece um produto por 50 reais, não há motivos para o seu negócio oferecer o mesmo item por 80 reais, sem qualquer diferencial.

Então, a análise  de concorrência deve ser feita com o objetivo de se ajustar à realidade do mercado.

Para quem busca crescer, ajustar-se ao mercado é uma excelente opção.

8) Aposte nas redes sociais

Para qualquer empresa, independentemente do segmento ou porte, ter uma rede social é imprescindível.

Através dela, as empresas criam um canal eficiente de comunicação com os seguidores, sejam eles clientes ou visitantes.

Além da comunicação, as redes sociais são uma excelente forma divulgar a marca do seu negócio, de modo a expandir o alcance da empresa.

Atualmente, duas redes sociais se destacam das demais: Instagram e facebook.

Ambas estão entre as redes sociais mais utilizadas no dia a dia. Justamente por esse motivo é importante que as empresas comecem a apostar nessas ferramentas como forma de crescer mais rápido.

Saiba como divulgar sua empresa pelo facebook

 

 

Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Agência Sense - Todos os direitos reservados
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial