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Marketing digital para micro e pequenas empresas


Marketing digital para micro e pequenas empresas: como fazer?

Através deste artigo, saiba qual a importância de investir em marketing digital para micro e pequenas empresas; saiba também como fazer esse tipo de publicidade online

Uma dúvida recorrente entre os micros e pequenos empresários tem relação com o Marketing digital.

Algumas questões naturalmente surgem, como:

  • O marketing digital vale a pena? Funciona?
  • Vou recuperar o investimento?
  • Como fazer marketing digital de forma eficiente?
  • Como escolher uma agência de marketing digital?

Dúvidas como essas são extremamente naturais. Ainda sim, fique tranquilo, pois ao longo deste artigo buscaremos responder cada um desses questionamentos.

A importância do Marketing Digital para micro e pequenas empresas

Marketing digital para micro e pequenas empresas

Antes de falarmos efetivamente sobre o marketing digital para micro e pequenas empresas, é importante entender o porquê é tão essencial investir nesse tipo de publicidade na internet.

A primeira coisa que você deve saber é que mais da metade da população brasileira está conectada à internet.

Esse dado é uma excelente forma para compreender melhor por que as empresas devem investir em métodos para começar a aparecer na internet.

Vamos, então, partir da máxima que “as empresas devem estar onde o seu público está”.

Logo, se a maioria das pessoas está na internet, é justamente nesse lugar que as empresas devem estar. Simples, não é mesmo?

O que é Marketing Digital?

O marketing digital consiste no conjunto de estratégias de marketing e publicidade que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

O principal objetivo dessas ações é alcançar e criar um relacionamento permanente com os clientes em potencial. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem neles, e tomem a decisão de compra a seu favor.

Ou seja, conceito de marketing está relacionado a conduzir o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos.

O marketing digital nasceu com a explosão da internet nos anos 1990. Nessa época, a tecnologia era muito limitada e as páginas bastante simples.

Chamamos esse período de Web 1.0, quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis. Foi quando o termo marketing digital começou a ser utilizado.

Em 2000, a tecnologia avançou e surgiram as primeiras redes sociais, e o Google também ganhava espaço como ferramenta de busca.

Com mais gente conectada, as empresas passaram a investir cada vez mais em divulgação online e novas maneiras de se relacionarem com o público.

E é por isso que o marketing digital se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar o público nos dias de hoje.

O termo tem se tornado cada vez mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos ou para realizarem as compras.

Daí derivam-se os famosos 4 Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Portanto, o marketing atua na composição do produto, nas estratégias de precificação, nos canais de distribuição e também na comunicação desse produto ao mercado.

Google e Facebook: aliados para micro e pequenas empresas

Tanto o Google como o Facebook são ferramentas importantes para quem busca realizar marketing digital para micro e pequenas empresas.

Isso se deve principalmente a um importante fato: ambas ferramentas possuem milhões de acessos diariamente.

Para micro e pequenas empresas isso é algo relevante, já que essa elevada quantidade de acessos representa uma oportunidade de crescer no mercado.

Estima-se que diariamente o Google tenha mais de 3.3 bilhões de buscas. Ao mês, esse número chega a mais de 100 bilhões.

O facebook possui mais de 2,3 bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, mais de 102 milhões de pessoas estão conectadas a maior rede social do planeta.

Esses números só mostram uma coisa: é no Google e no Facebook que as micro e pequenas empresas devem estar.

Estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas

Bom, ao realizar uma estratégia de marketing digital é preciso definir um objetivo. Para empresas de pequeno e até mesmo médio porte, o ideal é que o foco do trabalho esteja em vender.

Ou seja, ao realizar o marketing digital, a ideia é conseguir mais telefonemas, mais pedidos de orçamentos, gerar leads (clientes em potencial) etc.

Grandes empresas podem se dar o luxo de realizar estratégias focadas em fortalecimento de marca, por exemplo.

Mas, por conta da diferença de investimentos, torna-se mais adequado às empresas de pequeno e médio porte apostar no crescimento do número de vendas, a fim de conseguir crescer no cada vez mais competitivo mercado empresarial.

Dentre as estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas, destacam-se os seguintes serviços:

Lembrando que, como dissemos mais acima, essa estratégia de marketing digital para micro e pequenas empresas utilizando o Google e o Facebook, duas das maiores vitrines do mundo, tem como objetivo aumentar as vendas, através de orçamentos, telefonemas e geração de leads.

Conhecendo mais sobre os serviços de marketing digital através do Google

Caso você tenha curiosidade para conhecer mais os principais serviços de marketing digital utilizando o Google (SEO, Marketing de Conteúdo e Google Ads), fique tranquilo, pois faremos um breve resumo de cada um deles.

1) SEO para micro e pequenas empresas

Marketing digital para micro e pequenas empresas: como fazer?

O SEO, conhecido também como marketing de busca para internet, é um dos serviços de marketing de digital mais comuns nas empresas.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

A otimização garante que o conteúdo de seu site ou blog apareça nas primeiras posições nas ferramentas de busca do Google.

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência e, assim, melhorar seu ranqueamento.

Sendo assim, é fundamental investir no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais no médio e longo prazo.

O intuito do SEO é realizar uma otimização no site das empresas, de modo a posicioná-lo nas primeiras páginas do Google.

Essa otimização é feita após algumas importantes etapas, como:

  • Atualização dos códigos do site;
  • Adequação do layout do site (se for preciso)
  • Escolha de palavras-chave relevantes para a empresa;
  • Criação de textos para cada palavra-chaves.

Essas são, basicamente, as etapas que compõem o trabalho do marketing de posicionamento pela busca orgânica do Google.

Portanto, podemos dizer que o objetivo do SEO é fazer com que boa parte das palavras-chaves selecionadas comecem a aparecer nas primeiras páginas do Google, através do conteúdo (textos) produzido.

Leia mais sobre SEO clicando aqui

2) Marketing de Conteúdo para micro e pequenas empresas

O marketing de conteúdo é um serviço digital quem tem como objetivo gerar valor à marca das empresas, utilizando o conteúdo de qualidade produzido como principal meio para atrair, converter, fechar e encantar clientes.

É uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

Mas, para isso, é importante conhecer sua persona para a criação de conteúdos direcionados, ter um cronograma de postagens, otimizar o texto com estratégia de SEO para melhor posicionamento nos motores de busca e diversificar o tipo de comunicação.

Atualmente, existem diversos formatos de conteúdo que podem ser criados. O mais relevante é o blog, uma opção prática, econômica e rápida.

Ele é o mais usado pode ser mais fácil de ser administrado e conseguir tráfego para o site, além de ter um baixo custo de manutenção.

Esse conteúdo é produzido em formato de artigos, que são publicados no blog hospedado no site do seu negócio.

A ideia é fazer com que as empresas comecem a ser tidas como uma referência na internet, como uma fonte confiável de informação.

Portanto, o blog nada mais é que uma ferramenta importante para atrair pessoas e clientes em potencial, além de alimentar os meios de comunicação da empresa com conteúdo interessante e, claro, de qualidade.

Tudo isso, quando bem produzido, gera valor à marca das empresas, o que acaba refletindo em mais credibilidade e, consequentemente, mais vendas.

Leia mais sobre marketing de conteúdo clicando aqui

3) Google Ads para micro e pequenas empresas

Google Ads (ou link patrocinado) é um serviço cujo posicionamento na primeira página do Google acontece através de anúncios pagos.

Para entender melhor, o Google Ads é uma plataforma de publicidade paga do Google, onde os anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém realiza a pesquisa de um produto ou serviço por uma palavra-chave.

Com isso, você garante o seu site na primeira página dos resultados de forma simples e rápida.

Com cada vez mais anunciantes, o Google Ads é tendência para campanhas de divulgação de produtos ou serviços na internet por garantir resultados significativos a curto prazo.

Além de exibir anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, o Google Ads permite a segmentação precisa do público-alvo para que essa exibição seja ainda mais eficaz.

Além disso, você pode carregar a sua conta com um determinado valor e configurar a ferramenta para um gasto máximo diário, assim que ele for atingido, os anúncios deixarão de aparecer naquele dia.

Por se tratar de um trabalho em que as empresas pagam pelo serviço diretamente ao Google, naturalmente o posicionamento acontece de forma muito mais rápida, sobretudo se comparado ao Marketing de Conteúdo e SEO.

O que faz do link patrocinado uma excelente ferramenta é que, além do posicionamento rápido, os investimentos variam de acordo com as necessidades dos clientes.

Se você quiser investir, por exemplo, 300 reais no Google Ads, é plenamente possível. Caso queira realizar um investimento mais pesado, de 2 mil reais, também é possível.

Além dessa variação no investimento, o Google Ads funciona à base de resultados. Ou seja, todo valor investido resulta em cliques

Isto é, se não houver cliques, não há gastos.

Por esse motivo o Link patrocinado é tido por muitos como um serviço que atende as necessidades de empresas de todos os portes, pois pode-se investir quantias pequenas e grandes, ambas oferecendo um retorno interessantes.

Google e o marketing digital para micro e pequenas empresas

O Google vem sendo desde a popularização do marketing digital, por volta de 2009, um verdadeiro aliado das micro e pequenas empresas.

A principal razão para esse fenômeno está nos benefícios que o maior mecanismo de busca oferece.

Por exemplo, as empresas que aparecerem no Google terão mais visibilidade, alcance e credibilidade.

Como dissemos, por ser um dos sites mais acessados do mundo, as empresas que aparecerem no Google, sobretudo nas primeiras páginas, têm mais visibilidade, já que a marca delas será vista por centenas de pessoas.

Marketing digital para micro e pequenas empresasQuanto ao alcance, o Google é também um verdadeiro parceiro de negócios. Para micro e pequenas empresas que trabalham restritas a determinadas regiões e bairros, o Google oferece a possibilidade de conseguir um alcance muito maior.

Ou seja, as empresas podem ficar visíveis para toda uma cidade, para todo um estado.

Por exemplo: imagine que você tenha uma loja em um determinado bairro. Imagine ter pessoas de todo o estado, de várias cidades, pesquisando por um produto e encontrar no Google a sua loja como referência.

Esse é justamente um dos grandes diferenciais do Google: dar mais visibilidade e alcance às micro e pequenas empresas através do marketing digital.

Por fim, o Google também passa mais credibilidade às empresas que estão associadas ao maior mecanismo de busca do mundo.

Tenha sempre em mente que a internet é, ainda, um ambiente desconhecido para muitas pessoas. Logo, é normal que elas tenham certa desconfiança com empresas pouco conhecidos do público geral. Contudo, pelo fato do Google ser uma marca conhecida mundialmente, essas mesmas pessoas sentem-se mais à vontade para negociar com empresas que estão atreladas às primeiras páginas do Google.

Isto é, as empresas que aparecerem no Google, além de mais visibilidade e alcance, terão credibilidade junto às pessoas e clientes em potencial.

Percebe, agora, como fica mais fácil compreender por que o Google pode ser um importante aliado no marketing digital para micro e pequenas empresas.

Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Estratégias

1  – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Publico Alvo – Descubra quem é o seu cliente ideal

Antes de colocar a mão na massa, você que tem desde a uma grande até uma pequena empresa, precisa saber quem é o seu cliente ideal, publico-alvo, target, persona, são vários termos que usamos no marketing, mas a ideia é conhecer bem quem vai comprar de você, isso para que você consiga falar a língua dele, descobrir o que interessa para ele e como ele se comporta, com essas respostas respondidas, você consegue ter uma maior clareza quando for para as próximas fases da sua estratégia.

2 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Crie sua presença online

Quando você já conhece seu cliente ideal, chega a hora de atingir essas pessoas, nessa etapa da sua estratégia começa a presença digital das pequenas e medias empresas, nas redes sociais, no youtube, seu site, seu blog e Google, use essas ferramentas ao seu favor, crie conteúdo, faça anúncios, postagens nas redes sociais, vídeos para o youtube e assim por diante,  nesse momento você criar o seu tráfego.

3 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Fortaleça a sua marca na internet

Depois de conhecer o seu cliente e gerar tráfego relevante, seus leads começam a chegar, agora é hora de cuidar da sua marca, você pode investir no seu blog, criar bastante conteúdo, postagens na mídias sociais dando dicas por exemplo para a sua audiência, também pode investir em um vídeos institucional por exemplo, confira o da nossa agência:

Um vídeo institucional ajuda a sua empresa a mostrar seu espaço, seus colaboradores, suas ideias e etc.

4 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Tenha depoimentos reais dos seus clientes

Quando um visitante está considerando comprar de você, ele pode ter medo de se frustar, nesse caso o melhor caminho de conseguir um bom marketing digital para pequenas empresas é usar depoimentos dos seus clientes reais, pode ser uma avaliação no Google meu negócio, uma mensagem no whatsapp na sua empresa, ou até mesmo um vídeo de depoimento (esse é o que mais convence), quando o seu cliente vê um vídeo de depoimento real, ele consegue se imaginar sendo seu cliente e estando 100% satisfeito como case de sucesso que ele pode apreciar no vídeo, essa é exatamente a sensação que ajuda uma pessoa a tomar uma decisão mais segura. Veja alguns exemplos da nossa agência:

Com esse tipo de conteúdo você instiga o seu visitante a querer ser também um case de sucesso na sua empresa.

5 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – Acompanhe o seu cliente com remarketing

Depois de tudo que já tratamos fica aqui uma super dica: use remarketing, sabemos que dificilmente alguém toma uma decisão na primeira interação com uma marca, precisamos ver mais vezes para lembrar, por isso, invista em quem já visitou sua pequena e média empresa, no marketing digital se perde muito dinheiro sem avaliar o remarketing,  vamos imaginar que seu site recebeu 10 mil visitantes nos últimos 30 dias, porém somente 30 convertem, o que houve com os outros 9970 visitantes? pode ser que não estava no seu melhor momento e deixou sua marca passar, por isso é inteligente aparecer mais vezes para essas pessoas, dessa forma você se da uma segunda chance de chamar a atenção dessa pessoa e isso pode ser exatamente o que faltou para que esse visitante se torne uma conversão, por isso nunca deixe de ter o remarketing na sua estratégia de marketing digital, principalmente se você for uma pequena ou média empresa.

6 – Marketing digital para micro e pequenas empresas – automação de marketing digital

Outra parte importante do marketing digital que usamos na pequenas médias empresa é a automação de marketing digital, o que é isso?

basicamente criar mecanismos de relacionamento com o seu cliente ou contato, fazemos e-mails marketing baseados em interações,  por exemplo, se o seu contato pedir um orçamento, pode já receber um agradecimento automático, caso abra o e-mail, ganha uma pontuação pode receber um segundo e-mail falando mais sua empresa e assim vai, podemos criar vários tipos de gatilhos para inciar um fluxo de automação de acordo com o tipo de produto ou serviço que você oferece ao seu cliente o RD Station é uma ferramenta que ajuda nisso por exemplo, porém existem muitas no mercado, pesquise e escolha a que melhor se encaixa no seu caso e incie sua estratégia de automação no marketing digital.

Facebook e o Marketing Digital para micro e pequenas empresas

Assim como o Google, o facebook é também uma ferramenta extremamente importante dentro de uma estratégia eficiente de marketing digital para micro e pequenas empresas.

Como já abordamos ao longo deste artigo, o facebook é a maior rede social do mundo. No Brasil, mais da metade da população da está conectada a essa rede social.

Portanto, o facebook é, também, uma excelente forma de conseguir mais visibilidade, alcance e credibilidade.

A diferença do facebook para o Google é que estamos falando de uma estratégia um pouco diferente,  que aborda as pessoas onde elas passam muito tempo: na rede social.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, adepta das redes sociais, nada mais natural que investir em estratégias e serviços focados na adequação a esse novo perfil de clientes em potencial, que está sempre conectado à internet e às redes sociais.

Por exemplo, o Facebook Ads é uma ferramenta que permite criar anúncios de diversos tamanhos e tipos e atingir um determinado público-alvo para promover uma marca ou produto.

Com a ferramenta você pode impulsionar posts para que alcancem uma audiência muito maior, de forma a trazer um retorno positivo.

Além disso, é possível criar anúncios mais eficazes devido à segmentação do público de acordo com suas características e interesses, o que garante que seu investimento seja direcionado às pessoas com maior chance de conversão.

Assim, seus anúncios vão aparecer para os usuários que possam se interessar por eles.

Esse é um investimento democrático e acessível. Afinal, você mesmo pode determinar quanto está disposto a gastar, desde que respeite os valores mínimos diários para cada tipo de campanha.

A própria plataforma do Facebook também oferece dados da sua página a partir de um relatório, que pode ajudar a analisar os resultados e o desempenho de seu negócio e definir novas estratégias para as próximas campanhas.

Como escolher uma agência de marketing digital para micro e pequenas empresas?

O primeiro passo para ser bem sucedido em qualquer estratégia de marketing digital para micro e pequenas empresas é contar com o suporte de uma agência de marketing digital.

Somente esse auxílio profissional pode garantir resultados mais eficientes para as empresas.

Uma agência de marketing digital é uma empresa que presta serviços para outras organizações que desejam colocar em prática a metodologia do Marketing Digital.

Vale ressaltar que nem todas são iguais, mesmo oferecendo os mesmos serviços. Pois, algumas trabalham com um projeto desde a estratégia, já outras se aprofundam em determinada parte, como mídias pagas, redes sociais, conteúdo, dentre outras.

As agências de marketing digital foram criadas a partir da necessidade do mercado online. Elas têm como objetivo tornar as empresas conhecidas no meio digital, de forma a divulgar seus produtos e serviços e facilitar a comunicação com os clientes.

Então, conheça algumas dicas para escolher a agência ideal para o seu negócio.

Marketing digital para micro e pequenas empresas: como fazer?

1) Fique por dentro do trabalho realizado pela agência

Uma das melhores formas para saber se uma agência de marketing digital é de fato confiável e eficiente é conhecendo seu trabalho e portfólio.

Portanto, nessa etapa, é imprescindível que você busque informações a respeito do trabalho da agência. A dica é contatar os clientes dela, de modo a obter um feedback em relação o trabalho desenvolvido.

Quanto mais informações você conseguir, melhor será sua tomada de decisão.

2) Conheça a estrutura da agência

Outra importante dica é conhecer a estrutura física da agência de marketing digital que despertou seu interesse.

Portanto, não hesite,  fique à vontade para marcar uma reunião, agendar uma visita. Uma agência que de fato se importe com seus clientes e visitantes estará com certeza de braços abertos para recebê-los.

Além disso, conhecer a agência é uma maneira eficaz de saber como funciona a rotina, conhecer a equipe de funcionários, sentir o clima do ambiente de trabalho e muitos mais.

3) Peça uma consultoria

Solicitar uma consultoria (orçamento) é uma das principais formas para escolher a mais capacitada agência de marketing digital para micro e pequenas empresas. 

Através da consultoria, as empresas conhecem melhor as estratégias que a agência tem a oferecer para que os resultados comecem a aparecer.

Defini-se, também, os valores envolvidos na prestação de serviços; as metas; o tempo de contrato; quais serviços serão contratados e muitos mais.

A consultoria pode ser feita tanto a distancia como presencialmente. O importante é não deixar de fazer um orçamento.

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