Marketing digital para micro e pequenas empresas

Marketing digital para micro e pequenas empresas: como fazer?

Através deste artigo, saiba qual a importância de investir em marketing digital para micro e pequenas empresas; saiba também como fazer esse tipo de publicidade online

Uma dúvida recorrente entre os micros e pequenos empresários tem relação com o Marketing digital.

Algumas questões naturalmente surgem, como:

  • O marketing digital vale a pena? Funciona?
  • Vou recuperar o investimento?
  • Como fazer marketing digital de forma eficiente?
  • Como escolher uma agência de marketing digital?

Dúvidas como essas são extremamente naturais. Ainda sim, fique tranquilo, pois ao longo deste artigo buscaremos responder cada um desses questionamentos.

A importância do Marketing Digital para micro e pequenas empresas

Marketing digital para micro e pequenas empresas

Antes de falarmos efetivamente sobre o marketing digital para micro e pequenas empresas, é importante entender o porquê é tão essencial investir nesse tipo de publicidade na internet.

A primeira coisa que você deve saber é que mais da metade da população brasileira está conectada à internet.

Esse dado é uma excelente forma para compreender melhor por que as empresas devem investir em métodos para começar a aparecer na internet.

Vamos, então, partir da máxima que “as empresas devem estar onde o seu público está”.

Logo, se a maioria das pessoas está na internet, é justamente nesse lugar que as empresas devem estar. Simples, não é mesmo?

Agora que sabemos a importância de aparecer na internet, chegou a hora de descobrir qual a melhor forma para conseguir atingir esse objetivo.

Google e Facebook: aliados para micro e pequenas empresas

Tanto o Google como o Facebook são ferramentas importantes para quem busca realizar marketing digital para micro e pequenas empresas.

Isso se deve principalmente a um importante fato: ambas ferramentas possuem milhões de acessos diariamente.

Para micro e pequenas empresas isso é algo relevante, já que essa elevada quantidade de acessos representa uma oportunidade de crescer no mercado.

Estima-se que diariamente o Google tenha mais de 3.3 bilhões de buscas. Ao mês, esse número chega a mais de 100 bilhões.

O facebook possui mais de 2,3 bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, mais de 102 milhões de pessoas estão conectadas a maior rede social do planeta.

Esses números só mostram uma coisa: é no Google e no Facebook que as micro e pequenas empresas devem estar.

Estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas

Bom, ao realizar uma estratégia de marketing digital é preciso definir um objetivo. Para empresas de pequeno e até mesmo médio porte, o ideal é que o foco do trabalho esteja em vender.

Ou seja, ao realizar o marketing digital, a ideia é conseguir mais telefonemas, mais pedidos de orçamentos, gerar leads (clientes em potencial) etc.

Grandes empresas podem se dar o luxo de realizar estratégias focadas em fortalecimento de marca, por exemplo.

Mas, por conta da diferença de investimentos, torna-se mais adequado às empresas de pequeno e médio porte apostar no crescimento do número de vendas, a fim de conseguir crescer no cada vez mais competitivo mercado empresarial.

Dentre as estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas, destacam-se os seguintes serviços:

Lembrando que, como dissemos mais acima, essa estratégia de marketing digital para micro e pequenas empresas utilizando o Google e o Facebook, duas das maiores vitrines do mundo, tem como objetivo aumentar as vendas, através de orçamentos, telefonemas e geração de leads.

Google e o Marketing digital para micro e pequenas empresas

O Google vem sendo desde a popularização do marketing digital, por volta de 2009, um verdadeiro aliado das micro e pequenas empresas.

A principal razão para esse fenômeno está nos benefícios que o maior mecanismo de busca oferece.

Por exemplo, as empresas que aparecerem no Google terão mais visibilidade, alcance e credibilidade.

Como dissemos, por ser um dos sites mais acessados do mundo, as empresas que aparecerem no Google, sobretudo nas primeiras páginas, têm mais visibilidade, já que a marca delas será vista por centenas de pessoas.

Marketing digital para micro e pequenas empresasQuanto ao alcance, o Google é também um verdadeiro parceiro de negócios. Para micro e pequenas empresas que trabalham restritas a determinadas regiões e bairros, o Google oferece a possibilidade de conseguir um alcance muito maior.

Ou seja, as empresas podem ficar visíveis para toda uma cidade, para todo um estado.

Por exemplo: imagine que você tenha uma loja em um determinado bairro. Imagine ter pessoas de todo o estado, de várias cidades, pesquisando por um produto e encontrar no Google a sua loja como referência.

Esse é justamente um dos grandes diferenciais do Google: dar mais visibilidade e alcance às micro e pequenas empresas através do marketing digital.

Por fim, o Google também passa mais credibilidade às empresas que estão associadas ao maior mecanismo de busca do mundo.

Tenha sempre em mente que a internet é, ainda, um ambiente desconhecido para muitas pessoas. Logo, é normal que elas tenham certa desconfiança com empresas pouco conhecidos do público geral. Contudo, pelo fato do Google ser uma marca conhecida mundialmente, essas mesmas pessoas sentem-se mais à vontade para negociar com empresas que estão atreladas às primeiras páginas do Google.

Isto é, as empresas que aparecerem no Google, além de mais visibilidade e alcance, terão credibilidade junto às pessoas e clientes em potencial.

Percebe, agora, como fica mais fácil compreender por que o Google pode ser um importante aliado no marketing digital para micro e pequenas empresas.

Facebook e o Marketing Digital para micro e pequenas empresas

Assim como o Google, o facebook é também uma ferramenta extremamente importante dentro de uma estratégia eficiente de marketing digital para micro e pequenas empresas.

Como já abordamos ao longo deste artigo, o facebook é a maior rede social do mundo. No Brasil, mais da metade da população da está conectada a essa rede social.

Portanto, o facebook é, também, uma excelente forma de conseguir mais visibilidade, alcance e credibilidade.

A diferença do facebook para o Google é que estamos falando de uma estratégia um pouco diferente,  que aborda as pessoas onde elas passam muito tempo: na rede social.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, adepta das redes sociais, nada mais natural que investir em estratégias e serviços focados na adequação a esse novo perfil de clientes em potencial, que está sempre conectado à internet e às redes sociais.

Como escolher uma agência de marketing digital para micro e pequenas empresas?

O primeiro passo para ser bem sucedido em qualquer estratégia de marketing digital para micro e pequenas empresas é contar com o suporte de uma agência de marketing digital.

Somente esse auxílio profissional pode garantir resultados mais eficientes para as empresas. Então, conheça algumas dicas para escolher a agência ideal para o seu negócio.

Marketing digital para micro e pequenas empresas: como fazer?

1) Fique por dentro do trabalho realizado pela agência

Uma das melhores formas para saber se uma agência de marketing digital é de fato confiável e eficiente é conhecendo seu trabalho e portfólio.

Portanto, nessa etapa, é imprescindível que você busque informações a respeito do trabalho da agência. A dica é contatar os clientes dela, de modo a obter um feedback em relação o trabalho desenvolvido.

Quanto mais informações você conseguir, melhor será sua tomada de decisão.

2) Conheça a estrutura da agência

Outra importante dica é conhecer a estrutura física da agência de marketing digital que despertou seu interesse.

Portanto, não hesite,  fique à vontade para marcar uma reunião, agendar uma visita. Uma agência que de fato se importe com seus clientes e visitantes estará com certeza de braços abertos para recebê-los.

Além disso, conhecer a agência é uma maneira eficaz de saber como funciona a rotina, conhecer a equipe de funcionários, sentir o clima do ambiente de trabalho e muitos mais.

3) Peça uma consultoria

Solicitar uma consultoria (orçamento) é uma das principais formas para escolher a mais capacitada agência de marketing digital para micro e pequenas empresas. 

Através da consultoria, as empresas conhecem melhor as estratégias que a agência tem a oferecer para que os resultados comecem a aparecer.

Defini-se, também, os valores envolvidos na prestação de serviços; as metas; o tempo de contrato; quais serviços serão contratados e muitos mais.

A consultoria pode ser feita tanto a distancia como presencialmente. O importante é não deixar de fazer um orçamento.

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Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

5 comentários em “Marketing digital para micro e pequenas empresas

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